Começou ontem, 6, a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, chamada de COP 27. O evento conta com a participação dos principais líderes do mundo e tem o intuito de discutir acerca das mudanças que podem ser feitas para melhorar as condições climáticas globais. Além disso, o COP 27 contará também com a presença do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Posse: Bolsonaro é obrigado a passar a faixa presidencial para Lula?
Entretanto, o presidente em exercício, Jair Bolsonaro (PL), demonstrou insatisfação com a presença do presidente recém-eleito na COP 27. De acordo com o jornalista Josias de Souza, Bolsonaro chamou Lula de “usurpador” e o acusou de assumir o cargo de presidente antes da hora. Além disso, Bolsonaro teria afirmado que ainda é presidente do Brasil para seus auxiliares.
Lula foi convidado pelo presidente egípcio Abdel Fatah al-Sisi no dia 31 de outubro, um dia após sua vitória nas eleições. O petista deverá comparecer a conferência na segunda semana de realização, entre os dias 10 e 12 de novembro.
A COP 27 ocorre em Sharm El Sheikh, no Egito. Além do presidente Lula, o senador e presidente da Comissão do Meio Ambiente do Senado, Jaques Wagner (PT-BA), também deverá participar da cúpula climática da ONU.
Bolsonaro segue recluso
Bolsonaro permanece recluso no Palácio da Alvorada desde a vitória de seu oponente no dia 30 de outubro. O presidente segue recebendo a visita de assessores, familiares, ministros e apoiadores na residência oficial.
Na manhã do último domingo, 6, diversos protestos contra o resultado das eleições aconteceram em Brasília. Com isso, um grupo com cerca de 30 bolsonaristas apareceram em frente ao Palácio da Alvorada em busca de Bolsonaro. Entretanto, o presidente se manteve no Palácio.
Dessa forma, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, se deslocou até a entrada do palácio e conversou com o grupo de dentro de um carro. Houve uma breve conversa com os apoiadores do governo, porém, não deu declarações aos jornalistas que estavam presentes.