Valor do IPVA 2023 CHOCA brasileiros que esperavam QUEDA

Com o aumento no preço dos veículos usados pela Tabela Fipe, o valor do IPVA 2023 pode assustar os brasileiros. Entenda por quê.



O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das taxas que os brasileiros devem pagar anualmente. Sendo assim, ele é cobrado de todos os proprietários de veículos, sejam eles motos, caminhões ou carros. E mesmo sem alteração nas alíquotas do tributo, a expectativa é de que o valor em 2023 seja mais alto.

Leia mais: Quer ficar livre do IPVA em 2023? Veja qual carro comprar

A possibilidade de aumento se dá devido ao cálculo do imposto ser feito sobre os preços médios dos veículos que são praticados no mercado, tendo como base os números estabelecidos pela Tabela Fipe. Sendo assim, é esta tabela que estabelece um parâmetro para as negociações ou para as avaliações dos automóveis.

De acordo com ela, o preço subiu bastante nos últimos anos, seja pela escassez de peças ou pelos demais custos para a produção de novos carros. Dessa forma, até os veículos usados também sofreram um grande aumento, fazendo com que o IPVA de 2023 subisse e chegasse a um valor acima da média dos últimos anos.

Como consultar o IPVA 2023?

É importante ressaltar que ainda não é possível consultar o IPVA 2023; no entanto, o proprietário pode verificar qual será o tributo ao verificar a Tabela Fipe, que é atualizada mensalmente em seu site. É necessário lembrar que o imposto é calculado de acordo com a alíquota de cada estado, logo é preciso apenas multiplicar o valor venal do seu automóvel e multiplicar pelo percentual apontado. Após isso, o cidadão deve dividir o resultado por cem.

Dessa forma, é preciso saber qual o valor da alíquota do IPVA cobrada pelo seu estado.

Em alguns locais, ela é de 3% para carros, 2% para motos e 1% para caminhões e ônibus. Com isso, ao seguir o cálculo apontado acima, um carro no valor de R$ 50 mil teria que pagar cerca de R$ 1,5 mil de IPVA em 2023.

É possível parcelar o IPVA?

Não é possível afirmar sobre a possibilidade de parcelamento do imposto, visto que o tributo respeita as demandas estaduais e que cada estado tem a possibilidade de adotar as próprias formas de pagamento. Com isso, mesmo com os altos valores cobrados, é possível que os governos estaduais ofertem condições especiais ou descontos.

Já para os carros novos, a alíquota é aplicada sobre o valor total da nota fiscal de compra. Algumas concessionárias isentam o consumidor do pagamento da taxa como forma de atrair clientes e conseguir aumentar as vendas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário