scorecardresearch ghost pixel



Veja o que muda na prova de vida do INSS em 2023; ainda será obrigatória?

Uma nova portaria muda a prova de vida em 2023. Entenda como fica o procedimento e saiba como manter o recebimento dos benefícios.



A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o procedimento necessário para garantir a continuidade do pagamento dos benefícios. Desde a publicação de uma nova regra, os segurados não precisam mais passar pelo atendimento presencial. Entenda como fica a prova de vida em 2023.

Leia mais: Pode subir: Aposentados do INSS podem ter AUMENTO na aposentadoria

O procedimento mudou em setembro deste ano, depois da publicação de uma portaria assinada pelo Ministério do Trabalho e Previdência. A partir de então, a prova de vida passa a ser feita pelo cruzamento entre as bases de dados do governo.

Prova de vida em 2023

O modelo vai continuar valendo na prova de vida e 2023. Assim, a ideia é tornar o processo mais rápido, sem a necessidade de deslocamento. O INSS conta com a ajuda da tecnologia para reunir as informações necessárias para garantir que o segurado está vivo e com direito ao pagamento.

Cerca de 36,4 milhões de beneficiários ficam garantidos pelo modelo de prova de vida. Já que antes, quem deixava de comparecer poderia ter o pagamento suspenso.

Agora cabe ao INSS a responsabilidade pelo procedimento. Caso alguma informação precise ser confirmada, o segurado tem que ser comunicado antes de qualquer suspensão de repasse.

Vale lembrar que a mudança na prova de vida foi impactada pela pandemia da Covid-19 e a necessidade de manter o isolamento social. O modelo deu tão certo que virou o procedimento padrão do INSS.

A prova de vida em 2023 poderá ser confirmada de várias formas. Por exemplo, ao atualizar os dados no Cadastro Único (CadÚnico), assim como em alguma campanha de vacinação e outras movimentações que envolvam o CPF dos beneficiários.

O Instituto tem até o dia 31 de dezembro deste ano para implementar todas as mudanças necessárias para cumprir com o que consta na portaria. Até lá, o INSS não pode fazer o bloqueio de nenhum pagamento por volta de comprovação da prova de vida.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário