Existem vários motivos pelos quais uma pessoa pode ficar endividada, porque não conseguem pagar as parcelas previstas. Infelizmente, parte desse público que deseja limpar o nome, não teve consciência financeira. No entanto, resolver essa questão o quanto antes pode ajudar a reduzir o valor a ser pago, facilitando a retomada de uma condição de vida melhor.
Veja também: Caixa Tem libera até R$ 3 mil na hora. Confira como sacar o dinheiro
Um problema crônico do Brasil
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o índice de endividamento no Brasil é de 79,2%. Portanto, quase 8 a cada 10 brasileiros tinham uma dívida até outubro deste ano. Em geral, as pessoas deixam de pagar os boletos, tornando-se inadimplentes com o nome no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), sendo impedidas de realizar outras compras a partir de condições especiais.
Aprenda a negociar suas dívidas
- Procure mutirões do Serasa Limpa Nome para obter oportunidades facilitadas para renegociar suas dívidas, com eventos que acontecem do dia 1 de novembro até o dia 5 de dezembro.
- O Procon (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor) e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulgam alguns calendários de feiras parecidas, reunindo atendentes para auxiliar na redução das dívidas que podem ter descontos de até 99,9%.
- Acesse o site do Serasa e confira as condições em parceria com as empresas, para entender antecipadamente qual a melhor alternativa de negociação.
- Não tente parcelar por outros meios externos carnês que extrapolam o limite do orçamento, porque isso leva ao ciclo vicioso do endividamento, já que a empresa vai cobrar de qualquer maneira o valor parcelado.
- Para quem tem o aplicativo, disponível na Play Store e na Apple Store, é possível acessar os benefícios do Feirão Limpa Nome de forma remota, dispensando a necessidade de deslocamento.
Comece a organizar seu dinheiro, buscando entender o que é necessário comprar, deixando aquilo que não atende às necessidades básicas para ser adquirido depois, de preferência à vista ou parcelado sem juros.