A conservação de alimentos é um assunto complexo, afinal, cada tipo de ingrediente exige um armazenamento diferente. Alguns devem ser refrigerados, outros devem ser lavados, enquanto outros não.
Veja também: Truque surpreendente para conservar abacate sem que escureça; teste ainda hoje
O frango é um dos ingredientes mais comuns na cozinha do brasileiros. Porém, por se tratar de um alimento de origem animal, é fundamental ter todos os cuidados. Isso porque ele pode ser contaminado com bactérias caso não seja guardado da maneira correta. Essas bactérias podem, inclusiv, causar intoxicações alimentares.
Como guardar o frango de forma segura?
- Antes de ser utilizado nos preparos culinários, o frango deve ser mantido no congelador, a uma temperatura que esteja entre os 5ºC e os 4ºC.
- Outro detalhe importante é que o frango não pode ficar encostando em outros alimentos. Isso aumenta o risco de contaminação, então tente deixar o frango mais isolado por segurança.
- Se for necessário transportar o frango, prefira sempre utilizar uma bolsa térmica para manter a temperatura do alimento, principalmente nos dias quentes.
- Só não é preciso deixar o frango no congelador quando você o compra e vai consumir no mesmo dia. Caso contrário, congele.
- Vale lembrar que não é preciso lavar o frango antes de cozinhar, essa é uma prática que facilita o surgimento de bactérias.
Comer frango faz bem?
Esse tipo de proteína pode trazer diversos benefícios à saúde. O peito de frango, por exemplo, é rico em vitaminas A e dos complexos B, C, D, E e K. Também contribui para fortalecer o organismo, aumentar a imunidade e controla os níveis de colesterol.
Além disso, o frango é digerido mais facilmente do que as carnes vermelhas. Outro benefício é que a quantidade de gordura saturada é inferior. Pessoas com doenças cardiovasculares e hipertensão devem preferir o frango aos outros tipos de proteína animal.