O ar condicionado é extremamente útil, principalmente no verão, quando o ar não circula tão bem. Nesse caso, empresas e residências não dispensam o aparelho, deixando-os ligados o dia todo. Dada sua necessidade, adotar certas práticas de uso garante que você não gaste tanto com manutenção, já que o desgaste costuma ser causado pelo manuseio inadequado do dispositivo.
Veja também: Joia esquecida no ar-condicionado do carro: para que serve o botão de recirculação de ar?
Erros que as pessoas cometem quando usam ar-condicionado
Esquecer de ler ou jogar fora o manual de instruções
Apesar do ar condicionado ser simples, cada marca apresenta orientações diferentes e é preciso ler atentamente o manual de instruções. Caso você tenha jogado fora, o que é errado, procure o fabricante pelo site, buscando informações de segurança essenciais para instalar, manusear e consertar.
Ignorar a capacidade de potência do aparelho
Antes de comprar qualquer eletrodoméstico, confira a potência ideal da instalação elétrica da sua residência. Dependendo da voltagem, seja 110v, 220v ou 227v, jamais compre algo ignorando isso, pois é possível que ocorra uma sobrecarga, queimando o recurso.
Não investir em uma instalação cuidadosa
Instalar de qualquer jeito pode ser perigoso, deixando de fixar corretamente sua base, o equipamento pode cair, causando acidentes. A falta de instalação correta não garante que o sistema esteja conectado à tubulação, danificando rapidamente a estrutura principal das peças.
Desconsiderar a escolha do local do ar-condicionado
O indicado é que as pessoas coloquem o ar-condicionado em uma região central, para que sua energia seja utilizada de maneira eficiente. Ao otimizar esse processo, você acaba economizando dinheiro e aproveitando suas funcionalidades, então sempre peça a opinião de um especialista.
Deixar de ligar o equipamento durante muito tempo
A falta de uso gera mofo e acúmulo de poeira, danificando com mais velocidade a saída de ar. Deixe na agenda um recado para lembrar de ligar o ar condicionado só no modo de circulação, buscando proteger sua saúde respiratória.
Não limpar ou realizar manutenção preventiva
Faça uma higienização periódica, para eliminar as partículas de poeira, ainda mais se tiver crianças e animais domésticos em casa. Procure chamar um técnico responsável por averiguar possíveis intercorrências.