Algumas palavras, comuns em nosso dia a dia ou não, são escritas erradas e nem se é notado o erro. Esse artigo tem como objetivo orientar de forma precisa e mostrar como o erro pode ocorrer.
Veja também: Como investir em um negócio de sucesso? Steve Jobs revela segredo de 3 palavras
Ao ter uma grafia correta, você aumenta as chances de conseguir um bom emprego ou promoção, além de passar uma boa imagem nos seus relacionamentos pessoais.
Mexer
Não, não é “mecher”. Mesmo que a pronúncia do “ch” e do “x” sejam semelhantes quando falados, é preciso evitar esse tipo de erro na hora de escrever. É, provavelmente, dentre todas as palavras que comentaremos aqui, uma das que mais podem ser utilizadas em qualquer situação.
Estupro
Só existe R na palavra depois da letra P. “Estrupro” está incorreto. Na pronúncia e na grafia, não cometa o mesmo erro. Ainda mais tratando-se de um tema tão delicado.
Empoderamento
“Emponderamento” está incorreto. Essa é uma das palavras que são usadas em muitas discussões na internet, por exemplo. Não existe mulher “emponderada”, apenas “empoderada”.
Sobrancelha
Com “Sombrancelha” o processo é semelhante. Essas palavras que são menos utilizadas no dia a dia de muitos podem passar despercebidas por uma adição de uma letra inexistente.
Exceção
A pronúncia de “ção” e “ssão” fazem parte da caderneta de dificuldades do português. A escrita correta não é “Excessão”. Tenha muito cuidado com esses sons.
Cadarço
Muita gente já escreveu ou mesmo falou errado em algum momento. “Cardaço” ou “cardarço” estão errados. É mais uma das adições imaginárias que colocamos nas palavras.
Menos
“Menas” não está no dicionário. O feminino da palavra é inexistente mesmo quando o que vem depois é algo referente ao gênero feminino (terminando em A).
Simplesmente
A pronúncia pode até ser “simplismente”, mas a grafia é diferente. O segundo “i” na verdade é “e”, formando “simplesmente”. Afinal, a palavra vem de “simples”.