scorecardresearch ghost pixel



ACC: motoristas estão confusos sobre esta nova categoria da CNH

Para ter a ACC na carteira de motorista, os interessados devem passar por todas as etapas técnicas e práticas que vão garantir a preparação para conduzir os ciclomotores.



A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por mudanças, então algumas novidades têm deixado os brasileiros em dúvida sobre as categorias. Você sabe o que significa a sigla ACC que está presente nas novas carteiras? Descubra que categoria é essa e quem deve garantir a permissão para ficar dentro da legalidade.

Leia mais:  CNH: curso teórico segue obrigatório na formação de condutores?

Esta é uma categoria muito utilizada nos últimos anos. Ela é voltada para os motoristas que vão conduzir ciclomotores. A ACC serve de confirmação de que os condutores estão aptos a dirigir veículos que têm duas ou três rodas, mas com velocidade máxima de 50 km/h e de até 50 cilindradas.

ACC na carteira de motorista

Por regra, o peso do veículo e do motorista não pode passar de 140 quilos. Os ciclomotores são popularmente chamados de cinquentinhas. Até o ano de 2014, eles não tinham placas, mas a regra mudou apenas um ano depois.

Uma lei foi sancionada e regulamentou o uso desses veículos. Desde então, a carteira de habilitação com a categoria ACC passou a ser necessária para ter a permissão para conduzir estes modelos. A sigla vem de Autorização para Conduzir Ciclomotores.

Quem tem a habilitação desse tipo pode conduzir somente os ciclomotores. Para entrar com o processo para receber a autorização, os interessados devem reunir os documentos exigidos no processo e atender aos requisitos básicos.

É preciso ter em mãos identificações, como o RG e CPF, além de ter pelo menos 18 anos e ser alfabetizado. Depois disso, é preciso entrar com o pedido de licença no Departamento de Trânsito (Detran).

Entre os documentos necessário, é necessário apresentar também o comprovante de endereço. Depois de realizar o cadastro no Detran, os alunos passam pelo exame médico e avaliação psicológica, ou seja, são submetidos às exigências por quem deseja as demais categorias da CNH.

Após conseguir o atestado de aptidão, basta procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC), fazer a matrícula e passar pelas aulas teóricas e práticas. Só depois de ser aprovado em todas as fases é que o motorista fica habilitado com a ACC na carteira e pode conduzir os ciclomotores.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário