A última semana de 2022 começa com chuvas intensas em, pelo menos, 12 estados brasileiros. De acordo com um boletim emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há riscos de precipitações de até 60 mm/h e de ventos de 100 km/h. Além disso, uma frente fria também chega ao Centro-Oeste no país, atingindo também o Triângulo Mineiro e partes das regiões Norte e Nordeste.
Leia mais: Chuva ou muito sol? Veja a previsão do tempo para as festas de fim de ano
Um deslizamento de terra deixou ao menos quatro pessoas mortas na madrugada deste domingo (25), na zona rural de Antônio Dias, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Isso ocorreu devido a uma chuva intensa com duração de cerca de duas horas, como informado pela Defesa Civil Estadual.
A previsão para o Rio e Janeiro e São Paulo é de pancadas isoladas. Mesmo que as chuvas sejam mais brandas que dos últimos dias, é possível que ainda ocorra cortes de energia elétrica, queda de galhos e incidência de raios, conforme o boletim divulgado pelo Inmet.
Dessa forma, o Instituto aconselha a população a não se abrigar perto de torres de transmissão e placas de propaganda durante as chuvas, além de não ficar embaixo de árvores em caso de rajadas de vento.
Regiões mais afetadas
Veja quais serão algumas das regiões mais afetadas pela chuva nesta segunda (26), conforme boletim do Inmet:
- Centro Goiano;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Leste Goiano;
- Ocidental do Tocantins;
- Sudeste Piauiense;
- Centro-Sul Mato-grossense;
- Vale do Acre;
- São Francisco Pernambucano;
- Sudeste Paraense;
- Leste de Mato Grosso do Sul;
- Distrito Federal;
- Madeira-Guaporé;
- Pantanais Sul Mato-grossense;
- Vale do Juruá;
- Norte Amazonense.