Com o intuito de agilizar a análise de pedidos de aposentadoria pelo INSS, a autodeclaração rural mudou de formato. Agora, o formulário é eletrônico e o preenchimento é feito diretamente no site Meu INSS.
Leia mais: Aposentadoria do INSS aos 55 anos é possível e te explicamos como
Portanto, com os dados já presentes no sistema, será possível chegar automaticamente as informações do cidadão e cruzá-las com as já disponíveis nos sistemas do INSS, assim como de outras bases governamentais.
Facilidade
O uso da autodeclaração vai acelerar e facilitar a análise do pedido de benefícios de aposentadoria por idade rural. Além disso, o sistema também agiliza pedidos de salário-maternidade rural, que agora poderão ser concedidos automaticamente.
O que a autodeclaração rural
É um dos principais documentos para a solicitação de benefícios destinados aos segurados especiais. Em síntese, esse documento contém os dados e detalhes do exercício da atividade rural de uma pessoa.
Em síntese, o preenchimento da autodeclaração é obrigatório e até o momento era feito de forma manual pelo segurado. O formato anterior dificultava a análise de pedidos e dava margem para informações inconsistentes.
Segurados especiais
Os segurados especiais englobam os produtos rurais, pescadores artesanais e seringueiros/extrativistas vegetais. Contudo, vale lembrar que os indígenas, apesar de serem segurados especiais, não precisam preencher a autodeclaração rural.