Até 17,6 km: Inmetro divulga os 10 carros flex mais econômicos do Brasil em 2022

Confira os destaques do Ranking Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE), com os carros flex mais econômicos do Brasil.



O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) atualizou a lista de veículos comercializados em 2022 e seu consumo energético. Com a lista, é possível saber os 10 carros flex mais econômicos do Brasil.

Leia também: ‘Carro velho é que faz corrida boa’! Top 12 veículos baratos que ainda bombam

Na atualização, o ranking do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE) traz as médias de 785 modelos ou versões de carros de passeio e comerciais leves hoje disponíveis no mercado. Ao todo, a lista traz modelos produzidos por 34 montadoras diferentes.

Além dos lançamentos de 2022, a relação inclui veículos já comercializados em 2021 no País, cuja motorização passou por alterações para atender os novos limites de emissões impostos pelo Proconve L7 – a nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, que passou a vigorar em janeiro de 2022.

Como é feita a avaliação do Inmetro?

O PBE mede o consumo energético dos modelos comercializados no Brasil em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l. Com isso, avalia o gasto de energia necessário para cada veículo se locomover.

Quanto menor o gasto por km rodado, mais eficiente é considerado o automóvel.

A medição segue um teste padronizado e as notas vão de “A”, para os modelos mais eficientes, até “E”, para os menos eficientes.

Quais os os 10 carros flex mais econômicos do Brasil em 2022?

A lista abaixo, compilada pelo UOL, traz os 10 carros novos vendidos em 2022 mais econômicos. A lista é voltada para veículos flex e desconsidera carros híbridos ou elétricos.

Nehum dos carros listados atingiu a nota A do Inmetro e os que tiveram consumo energético igual em MJ/km foram colocados na mesma posição.

Confira, abaixo, o Top 10.

1º lugar – Renault Kwid Zen

Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas

Nota B
Consumo energético – 1,36 MJ/km

Consumo cidade – 10,8 km/l (etanol)
Consumo estrada – 11 km/l (etanol)
Consumo cidade – 15,3 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 15,7 km/l (gasolina)

2º lugar – Hyundai HB20S Platinum

Motor 1.0 turbo flex e câmbio manual de 6 marchas
Nota B
Consumo energético – 1,37 MJ/km

Consumo cidade – 10,1 km/l (etanol)
Consumo estrada – 11,9 km/l (etanol)
Consumo cidade – 14,3 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 16,9 km/l (gasolina)

2º lugar (empate) – Peugeot 208 Like

Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas

Nota B
Consumo energético – 1,37 MJ/km

Consumo cidade – 10,4 km/l (etanol)
Consumo estrada – 11,3 km/l (etanol)
Consumo cidade – 14,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 16,3 km/l (gasolina)

3º lugar – Chevrolet Onix Plus LT

Motor 1.0 flex e câmbio manual de 6 marchas
Nota B
Consumo energético – 1,38 MJ/km

Consumo cidade – 9,6 km/l (etanol)
Consumo estrada – 12,5 km/l (etanol)
Consumo cidade – 13,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 17,6 km/l (gasolina)

4º lugar – Volkswagen Polo TSI

Motor 1.0 turbo flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético – 1,42 MJ/km

Consumo cidade – 9,6 km/l (etanol)
Consumo estrada – 11,5 km/l (etanol)
Consumo cidade – 14 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 16,4 km/l (gasolina)

5º lugar – Fiat Argo Drive 1.0

Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas

Nota B
Consumo energético – 1,43 MJ/km

Consumo cidade – 9,8 km/l (etanol)
Consumo estrada – 11 km/l (etanol)
Consumo cidade – 14,1 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 15,8 km/l (gasolina)

6º lugar – Fiat Mobi Like

Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas

Nota B
Consumo energético – 1,44 MJ/km

Consumo cidade – 9,8 km/l (etanol)
Consumo estrada – 11 km/l (etanol)
Consumo cidade – 14,2 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 15,5 km/l (gasolina)

7º lugar – Hyundai HB20S Vision

Motor 1.0 flex e câmbio manual de 6 marchas

Nota B
Consumo energético – 1,46 MJ/km

Consumo cidade – 10 km/l (etanol)
Consumo estrada – 10,6 km/l (etanol)
Consumo cidade – 13,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 15,2 km/l (gasolina)

8º lugar – Volkswagen Polo 1.0 aspirado

Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas

Nota B
Consumo energético – 1,47 MJ/km

Consumo cidade – 9,5 km/l (etanol)
Consumo estrada – 10,9 km/l (etanol)
Consumo cidade – 13,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 15,5 km/l (gasolina)

8º lugar (empate) – Volkswagen Voyage 1.0

Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas

Nota B
Consumo energético – 1,47 MJ/km

Consumo cidade – 9,5 km/l (etanol)
Consumo estrada – 10,9 km/l (etanol)
Consumo cidade – 13,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 15,5 km/l (gasolina)

9º lugar – Renault Sandero S Edition

Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas

Nota B
Consumo energético – 1,48 MJ/km

Consumo cidade – 10 km/l (etanol)
Consumo estrada – 10,2 km/l (etanol)
Consumo cidade – 13,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 14,7 km/l (gasolina)

10º lugar – Volkswagen Gol 1.0

Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas

Nota B
Consumo energético – 1,49 MJ/km

Consumo cidade – 9,4 km/l (etanol)
Consumo estrada – 10,7 km/l (etanol)
Consumo cidade – 13,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 15,2 km/l (gasolina)




Voltar ao topo

Deixe um comentário