O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) atualizou a lista de veículos comercializados em 2022 e seu consumo energético. Com a lista, é possível saber os 10 carros flex mais econômicos do Brasil.
Leia também: ‘Carro velho é que faz corrida boa’! Top 12 veículos baratos que ainda bombam
Na atualização, o ranking do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE) traz as médias de 785 modelos ou versões de carros de passeio e comerciais leves hoje disponíveis no mercado. Ao todo, a lista traz modelos produzidos por 34 montadoras diferentes.
Além dos lançamentos de 2022, a relação inclui veículos já comercializados em 2021 no País, cuja motorização passou por alterações para atender os novos limites de emissões impostos pelo Proconve L7 – a nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, que passou a vigorar em janeiro de 2022.
Como é feita a avaliação do Inmetro?
O PBE mede o consumo energético dos modelos comercializados no Brasil em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l. Com isso, avalia o gasto de energia necessário para cada veículo se locomover.
Quanto menor o gasto por km rodado, mais eficiente é considerado o automóvel.
A medição segue um teste padronizado e as notas vão de “A”, para os modelos mais eficientes, até “E”, para os menos eficientes.
Quais os os 10 carros flex mais econômicos do Brasil em 2022?
A lista abaixo, compilada pelo UOL, traz os 10 carros novos vendidos em 2022 mais econômicos. A lista é voltada para veículos flex e desconsidera carros híbridos ou elétricos.
Nehum dos carros listados atingiu a nota A do Inmetro e os que tiveram consumo energético igual em MJ/km foram colocados na mesma posição.
Confira, abaixo, o Top 10.
1º lugar – Renault Kwid Zen
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético – 1,36 MJ/km
Consumo cidade – 10,8 km/l (etanol)
Consumo estrada – 11 km/l (etanol)
Consumo cidade – 15,3 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 15,7 km/l (gasolina)
2º lugar – Hyundai HB20S Platinum
Motor 1.0 turbo flex e câmbio manual de 6 marchas
Nota B
Consumo energético – 1,37 MJ/km
Consumo cidade – 10,1 km/l (etanol)
Consumo estrada – 11,9 km/l (etanol)
Consumo cidade – 14,3 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 16,9 km/l (gasolina)
2º lugar (empate) – Peugeot 208 Like
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético – 1,37 MJ/km
Consumo cidade – 10,4 km/l (etanol)
Consumo estrada – 11,3 km/l (etanol)
Consumo cidade – 14,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 16,3 km/l (gasolina)
3º lugar – Chevrolet Onix Plus LT
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 6 marchas
Nota B
Consumo energético – 1,38 MJ/km
Consumo cidade – 9,6 km/l (etanol)
Consumo estrada – 12,5 km/l (etanol)
Consumo cidade – 13,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 17,6 km/l (gasolina)
4º lugar – Volkswagen Polo TSI
Motor 1.0 turbo flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético – 1,42 MJ/km
Consumo cidade – 9,6 km/l (etanol)
Consumo estrada – 11,5 km/l (etanol)
Consumo cidade – 14 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 16,4 km/l (gasolina)
5º lugar – Fiat Argo Drive 1.0
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético – 1,43 MJ/km
Consumo cidade – 9,8 km/l (etanol)
Consumo estrada – 11 km/l (etanol)
Consumo cidade – 14,1 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 15,8 km/l (gasolina)
6º lugar – Fiat Mobi Like
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético – 1,44 MJ/km
Consumo cidade – 9,8 km/l (etanol)
Consumo estrada – 11 km/l (etanol)
Consumo cidade – 14,2 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 15,5 km/l (gasolina)
7º lugar – Hyundai HB20S Vision
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 6 marchas
Nota B
Consumo energético – 1,46 MJ/km
Consumo cidade – 10 km/l (etanol)
Consumo estrada – 10,6 km/l (etanol)
Consumo cidade – 13,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 15,2 km/l (gasolina)
8º lugar – Volkswagen Polo 1.0 aspirado
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético – 1,47 MJ/km
Consumo cidade – 9,5 km/l (etanol)
Consumo estrada – 10,9 km/l (etanol)
Consumo cidade – 13,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 15,5 km/l (gasolina)
8º lugar (empate) – Volkswagen Voyage 1.0
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético – 1,47 MJ/km
Consumo cidade – 9,5 km/l (etanol)
Consumo estrada – 10,9 km/l (etanol)
Consumo cidade – 13,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 15,5 km/l (gasolina)
9º lugar – Renault Sandero S Edition
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético – 1,48 MJ/km
Consumo cidade – 10 km/l (etanol)
Consumo estrada – 10,2 km/l (etanol)
Consumo cidade – 13,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 14,7 km/l (gasolina)
10º lugar – Volkswagen Gol 1.0
Motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas
Nota B
Consumo energético – 1,49 MJ/km
Consumo cidade – 9,4 km/l (etanol)
Consumo estrada – 10,7 km/l (etanol)
Consumo cidade – 13,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 15,2 km/l (gasolina)