O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um alerta de perigo para mais de 980 cidades em todo o país. De acordo com a previsão, há altas chances de chuvas intensas, com volumes entre 30 e 60mm/h, além de rajadas de vento intensas de 60 a 100 km/h. Dessa forma, há possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e descargas elétricas em todo o país.
Leia mais: Vai chover no Réveillon? Veja o que diz a previsão para o fim de semana
Mesmo com o início do verão, o tempo permanece instável e chuvoso devido a presença de diversos fenômenos climáticos, como o corredor de umidade e a circulação dos ventos. Além disso, há também a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que gera uma grande área de instabilidade atmosférica e formação de nuvens convectivas próximas à região Equatorial.
Sendo assim, a ZCIT faz com que os ventos alísios do Nordeste se encontrem com os ventos alísios do Sudeste. Com essa convergência, o sistema se torna uma grande área de nebulosidade intensa e chuvas fortes. Veja os locais que irão ter chuva hoje (29)!
Áreas com chances de chuvas
O corredor de umidade continua se deslocando pelo país depois de passar pelas regiões Norte e Nordeste e seguindo agora para o triângulo mineiro, centro goiano e sudeste paraense. Confira algumas das áreas que serão atingidas:
- Centro Goiano;
- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba;
- Nordeste Paraense;
- Marajó;
- Nordeste Mato-grossense;
- Campinas;
- Oeste de Minas;
- Centro Maranhense;
- Vale do Paraíba Paulista;
- Sudoeste Mato-grossense;
- Macro Metropolitana Paulista;
- Central Mineira;
- Leste Goiano;
- Zona da Mata.
Como consultar os avisos
Por meio do site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), é possível conferir todas as regiões e todas as cidades que poderão ser afetadas pelas chuvas intensas.
Por fim, o INMET recomenda que os cidadãos tenham bastante cuidado durante as tempestades, desligando os aparelhos elétricos e se mantendo longe de áreas de perigo, como torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de emergência, basta entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.