Saiu o calendário de pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para 2023. Como de costume, a autarquia dividiu os segurados entre quem ganha um salário mínimo e quem recebe valores acima do piso nacional.
Leia mais: Posso tirar recesso de fim de ano e não ter o salário reduzido?
A partir de janeiro, todos os milhões de beneficiários terão reajuste em suas aposentadorias, pensões e auxílios. A correção tem como base o salário mínimo, que por lei precisa ser reajustado todos os anos de acordo com a inflação acumulada no ano anterior.
Isso significa que o calendário divulgado pelo INSS já começa com valores turbinados para todos os mais de 36 milhões de indivíduos que hoje recebem benefícios previdenciários e assistenciais. Veja quando o seu cai na conta.
Calendário do INSS para 2023
Os pagamentos da primeira parcela com reajuste terão início no dia 25 de janeiro e terminam em 7 de fevereiro. A prática de pagar o benefício referente a um mês na primeira semana do mês seguinte é de praxe.
Confira todas as datas de depósito de benefícios do INSS em 2023:
Reajuste
O novo salário mínimo ainda não foi confirmado, por isso não é possível afirmar qual será o percentual de reajuste nas aposentadorias, pensões e auxílios no próximo ano. Em uma medida provisória assinada recentemente por Jair Bolsonaro, o piso nacional de 2023 está previsto em R$ 1.302.
Contudo, o presidente eleito Lula se comprometeu a elevar o mínimo para cerca de R$ 1.320. Ou seja: é preciso aguardar os próximos desdobramentos para ter a confirmação sobre as novas quantias.