O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Tem direito a eles todos os idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, independentemente da idade. É por essa razão que as crianças podem contar com o recurso que paga até R$ 1,2 mil todos os meses.
Leia mais: Segredos que o INSS ‘esconde’, mas que podem te ajudar na aposentadoria
O valor do benefício acompanha o salário mínimo. Em 2023, o recurso também deverá ter um novo valor. A parcela é paga mensalmente. Os valores de novembro começaram a ser liberados no dia 24 e seguem até 7 de dezembro.
BPC para crianças
Para recebê-lo, é preciso atender aos critérios do programa.
A renda por pessoa da casa tem que ser igual ou menor a um quarto do salário. Outro detalhe é que as crianças precisam passar pela perícia médica. Nessa etapa, é importante reunir todos os documentos que comprovem a situação de deficiência e os impedimentos físicos, sensoriais, mentais ou intelectuais a longo prazo.
Antes de tudo, para solicitar o BPC, a família deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. Caso contrário, não é possível pedir e tampouco ser contemplado com ele. Quem ainda não tem o CadÚnico deve procurar uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e fazer o cadastro gratuito.
Para pedir o benefício para as crianças, as famílias podem entrar em contato com o INSS pelo telefone 135, site ou no aplicativo Meu INSS. A relação de documentos para o BPC fica disponível em todos os canais de atendimento.
Veja abaixo o calendário de pagamento em novembro, de acordo com o dígito final do número de inscrição:
- 1: 24 de novembro;
- 2: 25 de novembro;
- 3: 28 de novembro;
- 4: 29 de novembro;
- 5: 30 de novembro;
- 6: 01 de dezembro;
- 7: 02 de dezembro;
- 8: 05 de dezembro;
- 9: 06 de dezembro;
- 0: 07 de dezembro.