scorecardresearch ghost pixel



Câncer de mama: Google cria Inteligência Artificial (I.A) que salvará vidas

Os avanços da tecnologia serão fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Entenda como o Google poderá fazer parte disso, salvando milhões de vidas.



Apesar de ser uma empresa de tecnologia voltada para a internet, a área de pesquisa do Google é extensa. Da robótica à medicina, existem diversos segmentos visados pela organização, que tem projetos ambiciosos para o futuro. Aproveitando o crescimento, a companhia anunciou uma Inteligência Artificial que identifica o risco do câncer de mama em pacientes. 

Veja também: Inteligência artificial no Catar traz Maradona de ‘volta à vida’; entenda o caso

O câncer de mama é um dos tumores mais comuns 

Depois do câncer de pele, os tumores mamários são os mais comuns, acometendo mulheres, mas também homens. Quanto ao público feminino, apresenta-se atualmente como um dos principais fatores de mortalidade. Infelizmente, nem todas conseguem constatar a enfermidade no início, levando a consequências graves, da retirada da mama até a morte.

Lembre-se que o diagnóstico precoce salva vidas 

Diagnosticar precocemente qualquer doença aumenta a garantia de um prognóstico positivo. Sendo assim, o tratamento passa a ser menos doloroso e as chances de recuperação são bem maiores. Inúmeras instituições ao redor do mundo tentam compreender qual o melhor método para evitar que a mulher possa se tratar antes de chegar a um estado crítico de saúde. 

Como funciona a Inteligência Artificial 

Nesta quarta-feira, dia 30, o Google obteve um licenciamento de pesquisa sobre IA. O ProFound AI, conforme foi nomeado, avalia imagens de tomossíntese digital, também conhecida como mamografia 3D. Ao digitalizar as fotos, interpreta calcificações e demais normalidades, que apresentam risco de oferecer alterações malignas a curto e médio prazo. 

Um avanço para o setor de radiologia dos hospitais 

Há uma urgência envolvendo a validação do projeto, dado que é uma necessidade pública de muitos países. A comercialização da tecnologia está prevista para ocorrer até 2024, com o apoio de hospitais que já usam amplamente aparelhos de radiografia. Além de ser mais eficiente no diagnóstico, emite laudos em menos tempo, ampliando o número de beneficiários que precisam passar por exames clínicos. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário