Você está procurando algumas opções de carros mais velhos e que estejam baratos para comprar em 2023. Separamos uma lista com 12 modelos que são bons e valem a pena a procura.
Veja também: Carros mais baratos do Brasil em dezembro de 2022? Veja o TOP 7
12 carros “velhos” e baratos para você procurar
Fiat Palio Weekend 2000 a 2014
Corsa B Wagon 1997 a 2002
Ford Fiesta Rocan 2003 a 2014
Santana 1999 a 2006
Toyota Corolla 1999 a 2002
Astra 1999 a 2011
Peugeot 206 2001 a 2004
Honda Civic 1997 a 2000
Ford Ka 2001 a 2007
Renault Clio 2003 a 2016
Corsa C 2002 a 2012
Parati 1997 a 2013
Fiat Siena 2001 a 2010
Todos os carros da lista podem ser encontrados com modelos por menos de R$ 20 mil em bom estado de conservação. Existem até opções de versões automáticas.
Alta nas vendas dos carros usados
Entre 2019 e 2022, alguns modelos populares de carros usados saltaram quase 70% de valor. Se antes, comprar carro era perder dinheiro, muitas pessoas viram a renda aumentar com essa valorização histórica. Os seminovos que tinham entre 1 e 3 anos de uso aumentaram mais de 30%, em média, segundo dados da KBB. No entanto, existem modelos que ficaram bem mais caros do que isso.
Há pouco tempo, muitas pessoas optavam por um seminovo para fugir do alto valor dos 0 km, mas agora isso já não é mais um bom negócio. O jeito é partir para os carros usados mais antigos, mesmo que ofereçam manutenção frequente, o custo ainda pode acabar compensando.
Aumento na procura por carros antigos e mais baratos
De acordo com um levantamento da plataforma OLX, a busca por carros que custam entre R$ 10 mil e R$ 20 mil cresceu 26% entre abril e junho deste ano. A tendência desde janeiro é de alta constante neste segmento de compras.
De acordo com especialistas, a valorização dos automóveis no Brasil ainda pode ser considerada como um reflexo da pandemia. Diversos produtos ficaram mais caros, como os semicondutores, o aço e componentes de matéria-prima. Sendo assim, o 0 km encareceu demais, o que forçou a procura por carros mais baratos no mercado de seminovos.
Por sua vez, diante da alta demanda, o valor do produto aumentou e forçou o mercado de usados mais antigos. O problema é que como o carro usado ficou mais caro, o 0 km também teve que subir de preço, e isso gerou uma nova rodada de altas.
O pior de tudo é que ninguém enxerga um fim para as constantes elevação de preços dos carros no Brasil.