scorecardresearch ghost pixel



Chuva vai até quando? Veja a previsão do tempo para esta sexta no Brasil

Devido a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul, chuvas e ventanias permanecerão em grande parte do Brasil.



A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) permanece atuando sobre algumas regiões do país nesta sexta-feira (16). De acordo com a previsão do tempo, sua ação será sobre o Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Assim, a condição resulta em chuvas volumosas, com destaque para os temporais e ventanias no norte mineiro, Goiás, Mato Grosso e entre Tocantins e interior do Nordeste.

Leia mais: Hora de aposentar o guarda-chuva: janeiro de 2023 deve chover menos

Além disso, esta sexta conta também com chuvas fortes no Acre, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Segundo a Climatempo, essa condição será causada devido a combinação entre o calor, a alta umidade e as instabilidades causadas pela baixa pressão atmosférica e circulação da Alta da Bolívia.

Chegada de frente fria

O deslocamento de uma frente fria será responsável por gerar chuvas fortes e volumosas em Santa Catarina e no Paraná, com maiores precipitações nas zonas leste de ambos os estados. Já em partes da grande São Paulo, do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e do sul de Minas Gerais, os ventos favorecem a formação de nuvens de chuva. Desse modo, as condições são favoráveis para temporais e trovoadas.

Ademais, o Rio Grande do Sul contará com tempo firme nesta sexta nas áreas da Fronteira Oeste, no centro, no noroeste gaúcho e na região da Campanha. O tempo firme deve permanecer também para o extremo oeste de Santa Catarina, sul do Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná e entre o Rio Grande do Norte e Sergipe.

A previsão é de que a ZCAS permaneça até domingo (18), causando instabilidade no tempo e possíveis transtornos nas áreas do centro-norte do Brasil. As chuvas serão fortes e volumosas em Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Pará e Amazonas.

Por fim, a chuva também aumentará no Sudeste devido a influência do deslocamento da frente fria.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário