A previsão do tempo para essa semana indica que os brasileiros de diversos estados irão passar por mais alguns dias de chuva. De acordo com a projeção divulgada pela Climatempo, a chuva é esperada para grande parte do país, em estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Leia mais: Conta de luz atrasou? Calma! Tem como parcelar a dívida em até 21 vezes
Dessa forma, a equipe da Climatempo emitiu uma alerta especial para os moradores do leste de Santa Catarina e centro-leste do Paraná. Isso devido o alto volume de chuvas previstas para essas áreas, que já sofreram com grandes transtornos nas últimas semanas, como o desmoronamento na BR-376.
Já para o Centro-Oeste, há possibilidades de queda de granizo mesmo com a forte onda de calor. O Recôncavo Baiano e a capital rondoniense Porto Velho também estão na rota das maiores tempestades no início da semana, exigindo atenção por parte dos cidadãos dessas áreas.
Previsão para as regiões nesta segunda e terça
A região Sul volta a ter o tempo aberto e não possui previsão de chuvas para as fronteiras sul e oeste do Rio Grande do Sul. No entanto, o leste catarinense e o centro-oeste paranaense contarão com temporais e novos incidentes em áreas já fragilizadas. Já para terça-feira, a previsão é de tempo firme em toda a região.
No Sudeste, a chuva irá aumentar nesta segunda em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com alta possibilidade de tempestades e trovoadas. Assim, há risco de alagamentos e inundações em diversas cidades desses estados. Para amanhã (06), haverá a formação de nuvens carregadas por toda a região, com pancadas de moderada a forte intensidade.
Já no Nordeste, o litoral sul conta com sol durante todo o dia, enquanto Salvador e o Recôncavo Baiano terão chuva forte e volumosa. As demais áreas da região terão chuvas mais brandas, além de tempo aberto desde o norte da Bahia até o Rio Grande do Norte. Assim, a previsão segue a mesma também para toda a terça-feira.
Ademais, a região Norte terá chuvas irregulares e passageiras, com menor volume. No entanto, Porto Velho (RO) ainda está na rota das maiores tempestades, perdendo força a partir de terça.
Por fim, o Centro-Oeste poderá ter chuvas de granizo entre o sul de Mato Grosso e de Goiás, devido a combinação de calor com umidade. Dessa forma, há grandes chances de temporais na região, principalmente durante o fim do dia. Para terça-feira, as chuvas se tornam mais pontuais, com temperaturas elevadas no oeste do Mato Grosso do Sul e norte de Mato Grosso.