Dezembro começou. O que todo mundo quer saber agora é como deve ser o clima no mês que está recheado de muita festa, feriado e comida boa. A previsão é de chuva em algumas partes do Brasil. Por outro lado, tem região que faz muito calor e fica com o tempo seco, logo pode até aproveitar mais. Veja a previsão para o mês.
Leia mais: Clima natalino: estas belas 18 plantas darão ar de Natal à sua casa
Nos estados do Centro-Sul, a previsão é de que seja forte a influência do La Niña. É o terceiro ano seguido em que isso acontece. Para quem está no Sul do Brasil, os dias devem ser de mais calor. Por outro lado, quem vive no Sudeste pode esperar volumes de chuva mais significativos no mês vigente, então se planeje bem.
Clima em dezembro
Quem vive no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil vai sentir a influência da zona de convergência do Atlântico Sul. Esta é a chegada de um corredor de umidade que traz chuvas mais volumosas e quase sempre uma frente fria.
Os moradores de São Paulo podem se preparar para um dezembro chuvoso. A média deve ser de 231,1 mm. Perde apenas para as chuvas registradas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Belo Horizonte, atenção, pois o mês também reserva também muita chuva.
No geral, o clima em dezembro indica que o mês será de muita chuva irregular, além de calor e umidade. Ele marca o começo do período considerado “verão climático”, que dura por três meses.
Nos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, as chuvas devem ficar acima da média. No Centro-Sul do Brasil, dezembro deve ser de temporais isolados.
Já no Sul do país, os moradores podem enfrentar dias muito quentes, com temperaturas perto ou acima de 40°, principalmente na parte oeste do estado. No Rio Grande do Sul, com base nas previsões do tempo de países vizinhos como a Argentina, é possível que dezembro seja de mais calor e menos chuva do que o normal para o fim de ano.