Embora as famílias possam estar em completo desacordo, é importante que cada membro mantenha o respeito e a paciência para evitar atritos desnecessários. Aprender a lidar com a tensão é fundamental para esta época do ano e pode ser alcançada a partir da comunicação aberta e do diálogo, assim como pelo estabelecimento de limites respeitosos.
Veja também: O Natal pode ser um PERIGO para os pets e explicamos o porquê
Uma resposta de Harvard
A ciência vem considerando o comportamento humano como um dos focos em vários estudos. Dessa maneira, o terapeuta clínico da Universidade de Harvard, Justin Gillis, estabeleceu algumas medidas para evitar problemas familiares nas festividades do Natal e também do Ano Novo.
Levando em conta uma série de observações clínicas, estabeleceu que a prioridade é dispor de um espaço organizado e regras que sejam claras a todos os participantes.
Saiba como ter um encontro familiar agradável
- Estabeleça regras de convívio: estabelecer regras de convívio como limites de volume de voz, ser cortês e amigável entre todos os membros da família pode ajudar a evitar brigas. Horários envolvendo início da festa e o seu encerramento também são importantes.
- Planeje as ocasiões festivas: saiba lidar com o aumento do estresse e da emoção usual em ocasiões como o Natal e as reuniões familiares, criando programas que satisfaçam todos os membros da família que, quando se sentam juntos, possam se distrair e manter abertas outras opções além das discussões
- Não leve assuntos delicados para as refeições: é importante que esse tempo represente descontração e divertimento e que não leve à discussão assuntos sérios que podem ser problemáticos.
- Seja tolerante: se alguém estiver irritado ou triste, se esforce para ouvir o que o outro tem a dizer e entenda que nem todos estarão em climas alegres o ano todo.
- Busque vias de reconciliação: se for inevitável um conflito familiar, procure vias de reconciliação. Não deixe uma discussão afastar do afeto familiar e das redes de suporte para preservar a saúde mental e emocional.
Durante o ano inteiro, a vida é preenchida com trabalho, estudos, compromissos e várias atividades que mantêm as pessoas ocupadas. No final do ano, a chance de se reunir e compartilhar momentos felizes e inesquecíveis com todos os entes queridos não pode passar em branco.