Conta de energia ficará mais cara em dezembro? Veja decisão da Aneel

Com a virada do mês, os consumidores se preparam para os aumentos na conta de energia. Afinal, de quanto será o aumento em dezembro?



De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os brasileiros não precisarão de preocupar com os aumentos na conta de luz no mês de dezembro. A agência informou que a bandeira verde continuará valendo para o último mês do ano, sem gerar custos adicionais no valor final da conta.

Leia mais: Tarifa de energia deve ter aumento médio de 5,6% em 2023, diz Aneel

A medida será possível devido ao período de chuvas, que garante o bom funcionamento das hidrelétricas.

Dessa forma, não é preciso acionar empreendimentos que fazem com que os custos com a energia fiquem mais altos para abastecer o sistema elétrico, como é o caso das usinas termelétricas. É esperado que a tarifa verde seja mantida durante todo o verão, uma época na qual as represas das usinas estão cheias.

Contudo as decisões da Aneel são tomadas apenas com um mês de antecedência, com o intuito de garantir o melhor cenário para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Dicas para economizar na conta de energia

Além da bandeira verde, é possível que os consumidores também realizem algumas medidas para garantir que a conta venha mais barata no fim do mês. Veja algumas dicas que auxiliam na economia de energia.

  • Reduzir o uso do ferro de passar roupa

Por utilizar a energia para se aquecer, o ferro acaba sendo um dos principais responsáveis pelo aumento das contas de luz. É recomendado o uso consciente do aparelho. Passe todas as roupas de uma única vez, evitando ligar e desligar o aparelho com frequência.

  • Chuveiro

Assim como no caso do ferro de passar, o chuveiro elétrico também precisa da energia para fornecer água quente. Ao utilizar o aparelho na opção verão, o gasto é menor. Além disso, os banhos devem durar entre 10 e 15 minutos, com o chuveiro sempre desligado na hora de ensaboar e lavar os cabelos.

  • Painel solar

Os painéis vêm ganhando novas condições de financiamento e contando cada vez com mais adeptos. A tecnologia pode ser cara para grande parte da população, devido à instalação das placas solares, contudo o investimento é pago em poucos anos, ao compensar com a economia gerada.

  • Desligar os aparelhos na tomada

Diversos aparelhos ficam ligados 24 horas por dia na casa dos brasileiros. É o caso da televisão, computadores e micro-ondas. Você sabia que o modo de espera desses eletrodomésticos consome energia e acaba gerando um valor significativo na conta do mês? Pois é! O indicado é manter ligado na tomada apenas os aparelhos que não podem ser desligados, como é o caso da geladeira.




Voltar ao topo

Deixe um comentário