Se você preza por uma alimentação de qualidade, deve seguir algumas dicas básicas no dia a dia. Uma delas consiste em não guardar os alimentos desta lista picados ou cortados dentro da geladeira.
Veja também: Tem artrite? Fuja dos alimentos que pioram o quadro (inclusive frutas)
Confira quais são esses alimentos que merecem uma atenção especial. Isso porque eles podem perder suas propriedades e mudarem completamente as características tão apreciadas quando estão fresquinhos e novinhos.
1 – Cebola
A cebola não deve ser guardada cortada dentro da geladeira. O máximo que você pode deixá-la dessa forma é por 2 dias, mas apenas se fizer do jeito certo. Isso quer dizer que você não pode retirar a casca e deve manter o vegetal cortado dentro de um pote com tampa. Não consuma cebola deixada exposta por muito tempo, já que isso pode ser prejudicial à saúde.
2 – Queijo
O problema dos queijos, neste caso, está no fato de que eles tendem a ressecar se ficarem guardados na geladeira sem nenhum tipo de proteção. Mantenha o alimento protegido por uma vedação hermética ou dentro de um potinho com tampa. Ainda assim, depois de cortado, é preciso consumir rapidamente.
3 – Cuidado ao guardar salsicha cortada na geladeira
A exposição ao frio faz com que a salsicha e outros alimentos ultraprocessados endureçam, ressequem e percam seu sabor. Isso decorre da exposição ao oxigênio e ao ambiente seco que a geladeira proporciona.
4 – Pão
Normalmente, poucas pessoas guardam pão dentro da geladeira, ainda mais cortado. Se você fizer isso, ele perderá completamente a sua textura inicial. Neste caso, você precisa aquecê-lo novamente.
5 – Frutas cortadas na geladeira, não
As frutas guardadas dessa maneira tendem a oxidar, escurecer e apodrecer mais rápido. Mais do que isso, elas perderão boa parte de seus nutrientes e das características saudáveis que possuem.
6 – Alface
Sempre guarde a alface inteira dentro da geladeira. Isso porque, se estiver picada, vai murchar e perder completamente suas características originais.