scorecardresearch ghost pixel



Crianças expostas ao celular podem nunca mais serem as mesmas, diz estudo

O uso constante de celular para acalmar a criança pode resultar em efeitos danosos no futuro. Entenda o que um estudo norte-americano sugeriu sobre o tema.



Pesquisadores da Universidade de Michigan Medicine (EUA) entenderam que o uso de tecnologias com telas pode afetar negativamente as crianças. De acordo com a pesquisa, os indivíduos entre 3 e 5 anos de idade que fazem uso frequente de celulares e smartphone podem sofrer com desregulação das emoções. Até a fase adulta, os efeitos do celular podem ser sentidos.

Veja também: Veja como criar crianças mais inteligentes e preparadas para o futuro, segundo Harvard

Uso de celular por crianças pode ser danoso às emoções

Basta um pouco de choro, responsabilidades demais e pouca paciência para entregar o celular na mão da criança. As animações e joguinhos surtem o efeito desejado de distração e de “paz” no ambiente. O problema é que isso pode afetar o desenvolvimento dos pequenos.

De acordo com um comunicado da autora do estudo, Jenny Radesky, o celular é um inimigo da boa formação da criança. De acordo com ela, esses aparelhos, “particularmente na primeira infância, os celulares podem deslocar as oportunidades de desenvolvimento de métodos independentes e alternativos de autorregulação”.

Entre os sintomas observados podemos destacar as mudanças rápidas de humor, oscilando da euforia à tristeza, além de uma impulsividade imediata e, por vezes, violenta. Isso é suficiente para entender que a presença das telas afeta a parte emocional do ser humano imaturo e ainda em desenvolvimento.

Efeitos dos celulares podem ser sentidos por muito tempo

Para chegar às conclusões, os cientistas estudaram 422 crianças de 422 países diferentes. Todas elas tinham entre 3 e 5 anos de idade e o período de estudos foi realizado entre 2018 e 2020. Os próprios pais notavam as mudanças de comportamento de seus filhos por conta do celular.

Crianças com sinais de hiperatividade se tornaram mais impulsivas, raivosas e com menos tolerância para a frustração e para a tristeza. O que acontece, para Radesky, é que o celular acaba reduzindo de forma rápida e provisória os sentimentos conflitantes com os quais as crianças precisariam lidar em situações normais. Esses efeitos vão resultar em adultos mais estressados e com mais dificuldade para encarar problemas.

A dosagem certa para o uso de tela é aquela que funciona de forma pontual, como em uma viagem, por exemplo. Ainda assim, os conteúdos devem ser observados e o tempo de exposição precisa ser reduzido.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário