Certamente você já reutilizou alguma garrafa de água mineral vazia. Essa atitude garante mais praticidade, protege o meio ambiente e é mais econômica do que ficar comprando novas garrafas. O problema é que talvez esta não seja a maneira mais saudável de tomar água no seu dia.
Veja também: Jovem ou anciã? É INACREDITÁVEL a idade da água do nosso planeta
Por que você não deveria reutilizar garrafa de água mineral?
Pode parecer estranho, mas reutilizar a garrafa de água pode não ser uma boa ideia do ponto de vista da sua saúde. Isso porque algumas pesquisas recentes sobre o tema apontam que existem componentes em algumas garrafas que podem ser prejudiciais. Um deles é o bisfenol A. Ele tem efeitos que podem ser nocivos para sua saúde.
Cientistas que atuam nas universidades de Cambridge e Exeter notaram que o bisfenol A pode causar o estreitamento das artérias. Isso quer dizer que ele facilita episódios de infarto e de angina, por exemplo. Logo, a garrafa de água reaproveitada não é algo muito seguro, dependendo da sua composição.
Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência da Saúde da Espanha também notaram que o ingrediente tem um efeito estrogênico. Isso afeta o pâncreas e o faz adquirir resistência à insulina, provocando um quadro similar ao do diabetes tipo 2.
Analise o rótulo da garrafa de água
Por hora, não existe exigência que obrigue os fabricantes a acrescentarem a informação no rótulo da garrafa de água ou de outra bebida. Por isso, não tem como você saber se o objeto que tem em mãos conta com o bisfenol A ou não.
Sendo assim, o mais indicado é sempre obedecer às ordens de reciclagem. Produtos descartáveis não devem ser reutilizados.
A recomendação mais plausível sobre o tema é sempre beber água de garrafas de vidro e evitar as PET. Evite reutilizar a garrafa de água e, se possível, procura não comprar conteúdos desse tipo até que haja uma legislação mais clara e eficiente neste sentido.