scorecardresearch ghost pixel



Desconto de 50% na renovação da CNH em 2023: quem vai ter esse direito?

Um projeto de lei, apresentado pelo deputado Paulo Bengtson, propõe o desconto de 50% na taxa de renovação da CNH para um grupo. Saiba quem teria direito!



Um dos principais documentos utilizados pelos brasileiros é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É somente com ele que os motoristas têm licença para conduzir veículos, seja dentro das cidades ou nas rodovias do país. É preciso que eles realizem a renovação após um tempo. Sendo assim, é necessário desembolsar um valor para isso.

Leia mais: CNH mais barata pode ser o fim das autoescolas; o que esperar?

Devido ao fato de que a renovação exige um investimento extra, o deputado Paulo Bengtson (PTB-BA) propôs um projeto de lei (PL) que prevê a isenção de 50% na taxa cobrada para pessoas com deficiência visual.

Projeto prevê 50% de desconto na renovação da CNH

De acordo com o autor da proposta, o PL 2434/2022 tem o intuito de ofertar um maior equilíbrio no valor da quantia cobrada pela atualização do documento. A medida ajuda os condutores com algum tipo de deficiência visual, pois esse grupo é obrigado a renovar a CNH em períodos ainda menores que os demais motoristas.

Desse modo, o texto propõe que os condutores em questão tenham direito de até 50% de desconto, caso comprovem que têm menos de 20% da visão em um dos olhos. As propostas são referentes à visão monocular, que é uma deficiência sensorial.

As pessoas que se enquadram nestes grupos têm acesso aos seguintes prazos para a renovação da CNH:

  • Até 49 anos de idade: dez anos;
  • Entre 50 e 69 anos: cinco anos;
  • A partir de 70 anos: três anos.

Por fim, o projeto de lei foi entregue a Câmara do Deputados em 8 de setembro, onde permanece em tramitação, contudo a proposta ainda precisa da aprovação de algumas comissões para ter um andamento, como a da Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD), a Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), entre outras.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário