Embora tenha ganho sua maior popularidade nas últimas décadas, a rabanada é uma receita que tem raízes antigas. É originária da Romênia, onde é conhecida como paincot, e foi trazida para a América do Sul pelos imigrantes europeus no início do século XX. Hoje, a rabanada tem muitas variações em todo o mundo, diferenciadas pela forma e pelos ingredientes adicionados na base do creme.
Veja também: Não pague caro! Você vai se apaixonar por este panetone de liquidificador para o Natal
A rabanada clássica
A rabanada é um doce delicioso e aclamado por muitos, sendo feito com fatias de pão, assadas com gengibre, canela, cravo e cardamomo, mergulhadas em mistura de açúcar e água, e depois grelhadas no forno. O que realmente define a rabanada é o processo de escaldar as fatias de pão mergulhadas em um líquido doce antes de grelhar, o que lhes dá o sabor único, úmido e cremoso.
Aprenda a fazer rabanada de forma simples
Você vai precisar de:
-
1 Lata de leite condensado.
-
2 Xícaras de chá de leite.
-
1 Colher de sopa de essência de panetone ou de baunilha.
-
1 Pão tipo filão ou 4 pães franceses amanhecidos em fatias de 2 cm.
-
3 Ovos batidos.
-
Óleo para fritar.
- Açúcar e canela em pó para polvilhar.
Modo de preparo:
1º Passo: em um recipiente, adicione o leite condensado, o leite e a essência de baunilha, misturando para incorporar os ingredientes.
2º Passo: passe as fatias de pão na mistura, permitindo que o líquido seja absorvido e escorra o excesso.
3º Passo: agora passe o pão no ovo batido e frite em óleo quente até dourar os dois lados.
4º Passo: mantenha a rabanada em um prato com papel toalha para que a gordura seja absorvida e a textura fique crocante por fora e macia por dentro.
Esta receita é deliciosa para o Natal, mas você pode aproveitar o pão velho que tem em casa para fazer quando estiver com vontade. Basta que ele seja aquecido no forno, de forma que volte a ficar leve e maleável.