É OFICIAL: prazo para atualização do CadÚnico é prorrogado em 3 meses

Beneficiários celebram, pois o prazo para atualização do Cadastro Único foi estendido por mais três meses. Ação ajuda milhares de famílias.



Três meses é o novo prazo para atualização das informações do Cadastro Único (CadÚnico). Tal prorrogação foi feita pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) recentemente. A medida era aguardada por muitos que não foram capazes de verificar os seus dados a tempo para não perder os benefícios.

Leia mais: Internet de graça para inscritos no Cadastro Único: como solicitar o benefício?

A desembargadora federal Leticia Mello atendeu ao pedido da Defensoria Pública da União (DPU). Dessa forma, ela deferiu a liminar que amplia o período estipulado para o pagamento de benefícios sociais como o do Auxílio Brasil .

Novo prazo para atualização do CadÚnico

O prazo previsto pelo Governo Federal havia terminado no dia 11 de novembro.

Em síntese, cabe ressaltar que a decisão ainda determina que a União não deve cancelar os benefícios assistenciais de pessoas que não tiveram os seus dados revisados ainda.

Desta forma, a medida beneficia milhares de pessoas que não conseguiram regularizar a situação a tempo. Isso porque os dados desatualizados podem levar à suspensão ou mesmo o cancelamento do benefício a partir de 2023.

Apesar de o processo ser realizado a cada dois anos, os beneficiários precisam registrar qualquer alteração na situação econômica familiar. Atualmente os dados do governo ficaram defasados graças à pandemia da Covid-19.

Por fim, as famílias podem checar o status cadastral pelo aplicativo ou pelo site do CadÚnico. Quem não tem acesso à internet pode simplesmente procurar um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário