A seleção da Argentina foi a grande campeã da Copa do Mundo 2022, no Catar. Isso quer dizer que a taça da Copa foi levada para o território sul-americano mais uma vez. Enquanto o Brasil é pentacampeão do mundial, neste ano a Argentina conquistou o tricampeonato.
Veja também: ‘Notas’ do Instagram vira meme e tem até derrota do Brasil na Copa no meio
Os últimos momentos da carreira de Lionel Messi foram marcados pela conquista do mundial. Agora, o que muita gente se pergunta é o que acontece com a taça da Copa. Será que eles ficarão com o troféu que vale cerca de R$ 1,1 milhão? Entenda melhor o assunto.
O que acontece com a taça da Copa agora? Fica na Argentina?
Pelas regras oficiais, uma réplica da taça da Copa do Mundo ficará definitivamente com os argentinos. Ainda assim, a taça original é enviada para o país para que as pessoas celebrem a conquista por um certo tempo. O troféu original é feito em ouro de 18 quilates e pesa pouco mais de 6,1 quilogramas.
São 36,8 cm de altura e 13 cm de diâmetro. Além disso, a base conta com duas faixas de pedra malaquita verde, a qual leva o nome do campeão por meio de um processo de restauração a cada torneio.
Depois de ficar por alguns dias na Argentina, a taça da Copa original será enviada para a cidade de Paderno Dugnano, na região de Milão (Itália), onde permanece em poder da Fifa. A data da transferência nunca é divulgada para garantir a segurança do objeto.
Depois disso, a seleção argentina continuará com uma réplica da taça da Copa do Mundo para evidenciar a vitória do campeonato em 2022.
Próxima copa começa a ser desenhada
Enquanto isso, a Copa do Mundo de 2026 já começa a ser desenhada pelas organizações responsáveis. De acordo com o que se sabe, ela será realizada em três países diferentes: Canadá, Estados Unidos da América e México. O torneio deverá envolver 16 cidades.
Ao contrário do que ocorreu no Catar, os times devem jogar no meio do ano. Vale lembrar que a mudança de 2022 aconteceu por conta das temperaturas do país asiático.