Fim da Primavera: estação se despede com chuvas pelo Brasil

Temporais e volumes elevados de água estão previstos para esta quarta-feira (21). Confira a previsão completa.



A primavera chega ao fim em todo o Hemisfério Sul na noite desta quarta-feira (21). No Brasil, a estação deve se despedir da mesma forma que ficou marcada na temporada de 2022: com muita chuva.

Leia também: Será preciso agasalho? Fim de semana tem previsão de nova frente fria

De acordo com boletim divulgado pela Climatempo, chuvas são esperadas em diversos pontos das cinco regiões geográficas do páís.

No Sul, a chuva deve atingir regiões da serra gaúcha e do litoral. Já no Sudeste, o risco é das chuvas evoluírem para temporais, com potencial transtorno no oeste do Espirito Santo e em Minas Gerais.

Para o Centro-Oeste, a previsão do último dia de primavera é de acumulados bem elevados sobre três das quatro unidades federativas que compõem a região: Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso. Nordeste e Norte também tem possibilidades de temporais no sul baiano e em Rondônia, respectivamente.

Confira a previsão do tempo para o fim da primavera

O resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil são válidas para esta quarta-feira (21), último dia da primavera. As informações são da Climatempo.

Sul

O tempo fica firme em grande parte do Rio Grande do Sul, pegando a Grande Porto Alegre, Passo Fundo, Santa Maria, Bagé e Uruguaiana, por exemplo. Assim como no oeste de Santa Catarina, principalmente na região de Chapecó. Além da faixa oeste e no norte do Paraná, abrangendo Foz do Iguaçu, Campo Mourão e Londrina.

Por outro lado, de Tramandaí a Bom Jesus e nas demais áreas de Santa Catarina e do Paraná, há condições para pancadas de chuva. Em Florianópolis e na Região Metropolitana de Curitiba, chove em vários períodos do dia, mas com aberturas de sol.

Sudeste

Chuva pesada com risco para temporais e transtornos no oeste do Espírito Santo e do leste ao oeste de Minas Gerais. O tempo fica fechado na faixa leste de São Paulo, pegando a capital paulista. A chuva pode cair forte e em vários momentos do dia em vários pontos mineiros, capixabas e no Rio de Janeiro, inclusive no Grande Rio, em Vitória e em Belo Horizonte. O tempo abre no interior paulista, sobretudo de Bauru a Presidente Prudente.

Centro-Oeste

A chuva não para, com acumulados bem elevados sobre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal. Tudo por causa da permanência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Também chove em Mato Grosso do Sul, mas de maneira mais isolada de Campo Grande ao norte do estado. A chuva pode ocorrer a qualquer hora do dia nas demais capitais da região.

Nordeste

Tempo firme de Salvador (BA) até Garanhuns (PE), pegando Aracaju (SE) e Alagoas. Já nas demais áreas nordestinas, há previsão para pancadas de chuva, sendo mais persistente no sul e oeste da Bahia e no extremo sul do Piauí. Calor em todas as capitais, sendo Teresina a capital com a maior temperatura máxima prevista do Brasil nesta quarta-feira.

Norte

Com previsão mais uma vez de chuva em toda a região, que ocorrerá ao longo do dia. Os temporais mais fortes e altos são sobre Rondônia, sul e norte do Pará, no Tocantins, no sul e leste do Amazonas, no Amapá e no sul do Acre.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário