scorecardresearch ghost pixel



Formação de ciclone traz risco de chuva forte ao Sudeste

Formação de um ciclone extratropical traz potencial de chuvas intensas e volume elevado para o Sudeste. Há potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.



O fenômeno natural que vem proporcionando chuvas intensas no centro-norte do país chega a São Paulo a partir desta segunda-feira (19). A ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) está se deslocando e recebendo reforço a partir da formação de um ciclone próximo à costa da região Sudeste.

Leia também: Chuva ou sol? Saiba como fica o tempo na última semana da primavera

Com a situação, há potencial para chuvas intensas, de volume elevado, em vários estados, além do risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.

Nesta segunda (19), a ZCAS atua principalmente sobre o estado de São Paulo. A previsão é de chuva fraca a moderada, mas chega também a outros estados do Sudeste.

Chuvas mais intensas estão previstas para o norte de Minas Gerais e do Espirito Santo. No centro-norte paulista, alerta de temporais já durante a tarde. No leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, previsão de chuvas intensas, inclusive durante a noite.

Segundo dados da Meteored, os acumulados no início da semana podem passar facilmente dos 100 mm e trazem elevado potencial para alagamento, inundações e deslizamentos.

Formação de ciclone e chuva nos próximos dias

Na terça-feira (20), inicia-se o processo de formação de uma ciclone extratropical. O alerta para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais começa já pela manhã. Em Minas, as regiões do Triângulo Mineiro e a Zona da Mata merecem atenção.

Apenas o Espirito Santo tem previsão de sol para a amanhã. Durante a noite, o estado tem previsão de chuva fraca a moderada.

Na quarta-feira (21), com o ciclone formado e sua frente fria associada avançando para o norte, as chuvas diminuem no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais e na região Triângulo Mineiro.

Entretanto, o restante do estado de Minas Gerais e o Espírito Santo ainda devem sofrer com chuvas intensas e a ocorrência de temporais com potencial para transtornos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário