Jovem ou anciã? É INACREDITÁVEL a idade da água do nosso planeta

A descoberta foi divulgada no artigo “Nós bebemos água boa...”, de autoria de Cecilia Ceccarelli e Fujun Du.



Já parou para pensar há quanto tempo a água é uma realidade no Planeta Terra? Segundo estudo recente publicado na GeoScienceWorld Elements, e divulgado pela Science Alert, a água tem 4,5 bilhões de anos, a mesma idade da Terra.

Veja também: Fenômeno solar pode causar destruição no planeta Terra

A evidência está no conteúdo de água pesada, também chamada de água deuterada e quimicamente parecida com a água normal. A descoberta foi divulgada no artigo “Nós bebemos água boa de 4,5 bilhões de anos”, de autoria de Cecilia Ceccarelli e Fujun Du, astrônomos.

Como surgiu a água em nosso planeta?

De acordo com os autores, há dois episódios de síntese de água. O primeiro acontece quando o sistema solar ainda não se formou e é apenas uma nuvem fria e o segundo quando os planetas se formam.

Eles ocorrem em condições diferentes, e essas condições deixam uma marca isotópica na água. A água da primeira síntese tem 4,5 bilhões de anos, ou seja, tão velha quanto o planeta Terra. Em outras palavras, o trabalho concluiu que entre 1% e 50% da água do planeta veio da fase inicial do surgimento do Sistema Solar.

Grande parte da água na Terra certamente se formou no início do nascimento do sistema de estrelas. Nesse período, o Sistema Solar era uma nuvem fria de gás e poeira, congelada e conservada durante as etapas que levaram à formação de planetas, asteroides e cometas. Ela foi eventualmente transmitida para a Terra, que estava nascendo.

Nós também somos feitos de água

A água é um componente vital do corpo humano e desempenha muitas funções importantes. Aproximadamente 60% do nosso corpo é composto de água, embora esse número possa variar dependendo da idade, gênero e condição física de uma pessoa. 

Ela é necessária para a manutenção da temperatura corporal, para o transporte de nutrientes e oxigênio para as células, e para a remoção de resíduos do corpo.

Foto: Mahmoud Taieb/Shutterstock




Voltar ao topo

Deixe um comentário