Mais de 107 mil segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão receber R$ 1,636 bilhão em atrasados nos próximos dias. O montante foi liberado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) para pagamento de ações vencidas por aposentados, pensionistas e outros beneficiários.
Leia mais: Aposentadoria mais vantajosa: descubra se você tem direito e como conseguir
A liberação do dinheiro ocorre apenas quando a autarquia não tem mais possibilidade de contestar a decisão judicial. Estão no grupo de contemplados aqueles que solicitaram a concessão ou revisão de benefícios previdenciários.
O lote atual será quitado via RPVs (Requisições de Pequeno Valor), que envolvem pagamentos de até 60 salários mínimos (R$ 72.720 em 2022). Quem tem valores maiores a receber deve aguardar o anúncio dos precatórios.
Conforme informações oficiais, 107.012 beneficiários autores de 82.480 processos na Justiça terão acesso ao dinheiro nesta rodada.
Onde consultar os pagamentos?
Se você tem uma RPV a receber, precisa consultar as informações sobre ela no Tribunal Regional Federal (TRF) onde a ação foi protocolada. A consulta está disponível pelo CPF do segurado, OAB do advogado, número do processo e outras opções.
São cinco tribunais existentes no país, veja os endereços eletrônicos de cada um deles:
TRF 1ª Região: portal.trf1.jus.br
- Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Bahia, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Amapá.
TRF da 2ª Região: www10.trf2.jus.br
- Rio de Janeiro e Espírito Santo
TRF da 3ª Região: www10.trf2.jus.br
- São Paulo e Mato Grosso do Sul.
TRF da 4ª Região: www.trf4.jus.br
- Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
TRF da 5ª Região: www.trf5.jus.br
- Pernambuco, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba.