Ligar para a Central de Atendimento 135 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará a ser gratuito. A medida passa a valer em 60 dias. Isso porque, no último dia 22, o INSS assinou contrato com a Claro S.A. para oferecer esse tipo de atendimento.
Leia mais: Aposentados do INSS respiram aliviados com boa notícia antes do Natal
Por hora, o contrato terá duração de 12 meses, podendo ter renovação por até 60 meses. O serviço passa a ter gratuidade no final de fevereiro.
Contratação
O edital para contratação do serviço foi publicado em outubro desde ano e o processo de licitação teve acompanhamento das áreas de logística, tecnologia da informação e benefício do INSS.
Portanto, segundo o INSS, a medida vai ampliar e otimizar o atendimento ao cidadão, além de cumprir a direção legal. Vale lembrar que, com três unidades, que realizam atendimento humano e atendimento automatizado, a Central 135 recebe por volta de 8 milhões de chamadas telefônicas por mês.
Em síntese, 5.600 colaboradores (contratados e servidores do INSS) atuam para garantir o atendimento ao cidadão. Um estudo realizado por área técnica, são 50 milhões de minutos mensais, com distribuição aproximada de 75% originadas de telefones fixos e 25% de telefones móveis. Por fim, no horário de maior movimento, o tráfego telefônico equivale 8 mil chamadas simultâneas.