As famosas airfyers estão presentes em boa parte dos lares brasileiros. Essas fritadeiras elétricas a ar conquistaram os consumidores pela praticidade e facilidade no preparo de alimentos. No entanto, o excesso de uso e o tempo podem fazer com que o interior dela fique bastante sujo e engordurado. Descubra como limpar a airfryer sem danificar o aparelho.
Veja também: Faz-tudo: 6 coisas que sua máquina de lavar limpa e você não sabia
Primeiramente, lembre-se que sempre é indicado manter as precauções e cuidados que o fabricante do produto informa. Veja como limpar a airfryer segundo as orientações técnicas de cada marca. Isso vai garantir que nenhum processo saia do controle e você acabe estragando sua fritadeira.
Fórmula caseira e eficiente para limpar a airfryer corretamente:
Uma receita caseira que funciona muito bem na hora de limpar airfryer é a seguinte:
- Aqueça 300 ml de água para que fique apenas morna;
- Despeje dentro de um frasco;
- Na sequência, acrescente 3 colheres de sopa de detergente neutro, 2 colheres de sopa de vinagre e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
- Misture muito bem todos os ingredientes;
- Aplique a solução utilizando uma esponja macia. Se estiver muito engordurada borrife a mistura pela fritadeira e deixe agir por 15 minutos. Remova com a esponja.
- Seque com um pano seco. Se preferir, enxágue e deixe secar bem no escorredor.
Confira os cuidados para limpar a airfryer em casa
- Distância correta
Ainda que a airfryer trabalhe com alta temperatura interna, ela não pode superaquecer. Na parte posterior dela existe uma saída de ar, a qual deve ficar distante da parede. Em outras palavras, nunca deixe a airfryer encostada em qualquer superfície.
- Não precisa tirar o cesto
A cestinha que existe dentro da airfryer pode ser removida para retirar os alimentos e efetuar a limpeza. Porém, o alimento nunca deve ser preparado sem o cesto interno.
- Não use produtos químicos inadequados
Para limpar a airfryer, utilize apenas detergente, de preferência neutro. Não coloque produtos de limpeza pesada em seu interior, jamais.