Pouco antes do início do período eleitoral, o governo Bolsonaro aprovou a PEC Kamikaze, conhecida também como PEC dos Benefícios. A medida liberou diversos auxílios que foram repassados aos brasileiros no segundo semestre no ano. Entre eles, está o aumento do Auxílio Brasil e o pagamento do auxílio de mil reais para alguns motoristas.
Leia mais: O PESADELO de não pagar o IPVA: afinal, veículo pode ser apreendido?
Com a mudança de governos e a posse do presidente eleito Lula (PT), é provável que diversas áreas sofram mudanças em 2023. Em relação ao Auxílio Brasil, a aprovação da PEC da Transição garantiu o pagamento dos R$ 600 referentes ao benefício. Será que o auxílio para os motoristas também será pago no próximo ano? Confira.
Motoristas podem aguardar a renovação dos auxílios?
Com a PEC aprovada em 2022, os benefícios aprovados seriam válidos somente até o mês de dezembro. Com isso, o auxílio caminhoneiro e o auxílio taxista, ambos no valor de mil reais, só seriam pagos até o fim do ano, logo não havia qualquer obrigatoriedade de renovação para 2023. Embora isso estivesse claro, as pessoas estão esperançosas.
O benefício foi liberado com o intuito de auxiliar os profissionais a pagar pelo combustível, visto as altas frequentes e preocupantes dos valores. Sendo assim, milhares de reais foram repassados para os profissionais por meio de parcelas mensais de mil reais. Infelizmente para o grupo, a manutenção do benefício não foi citada pela equipe de transição do governo Lula. Além disso, não está incluso na PEC da Transição.
É provável que o benefício não siga sendo pago em 2023. Um outro fator que influencia na decisão é a recente queda no preço dos combustíveis, visto que o alto valor foi o que motivou a criação do auxílio. Por outro lado, o Bolsa Família permanecerá sendo pago em 2023 em seu valor atual mais o benefício de R$ 150 por filhos de até 6 anos.