O panetone é um alimento tradicionalmente associado às celebrações de Natal na Itália, mas sua origem ainda é muito discutida. Algumas crenças dizem que foi inventado por um padeiro chamado Toni no século XV, outras que foi criado em Milão em meados do século XVIII. Independente da origem, tornou-se uma sobremesa que não falta nas celebrações do final de ano.
Veja também: Saia do óbvio neste Natal: essa receita de creme de milho vai bombar na ceia
No Natal, nada melhor do que um panetone
Nada é mais delicioso que um panetone fresquinho para aquecer as noites de inverno. Não é à toa que ele é a estrela de muitas festividades de fim de ano! Você sabe que dá trabalho fazer ele na mão, mas não tema, porque existe uma forma prática de priorizar os sabores, sem onerar o seu tempo. Aqui, você vai aprender como fazer panetone no liquidificador!
Aprenda a fazer panetone de liquidificador
Você vai precisar de:
-
250 g de Farinha de trigo aproximadamente.
-
1 Xícara de chá de açúcar.
-
5 Colheres de sopa de óleo.
-
250 ml de Leite morno.
-
2 Ovos.
-
1 Envelope de fermento biológico seco.
-
1 Colher de chá de sal.
- 1 Xícara de chá de frutas cristalizadas.
Modo de preparo:
1º Passo: em um liquidificador, acrescente o fermento, o leite morno, os ovos, o azeite e o açúcar. Bata até obter um creme homogêneo.
2º Passo: agora adicione em um recipiente a farinha de trigo, as frutas cristalizadas, o sal e misture para incorporar. Depois coloque a mistura obtida no preparo anterior.
3º Passo: a massa precisa estar maleável, porém, não muito mole, então acrescente um pouco mais de farinha caso seja necessário.
4º Passo: em uma forma de 23cm de diâmetro, adicione a massa e movimente a assadeira para distribuir o conteúdo.
5º Passo: leve ao forno preaquecido em 250 graus durante 30 minutos, aproximadamente. Lembre-se de esperar esfriar bastante antes de desenformar e servir.