O motivo pelo qual você NUNCA deve guardar batatas na geladeira

Muitas pessoas costumam deixar frutas, verduras e legumes em algum local no qual a temperatura pode ser controlada, com o objetivo de aumentar sua durabilidade.



O armazenamento de legumes na geladeira pode ser um desafio, principalmente se você estiver procurando manter sua comida saudável e fresca o maior tempo possível. Embora os produtos naturais possam durar mais tempo no refrigerador, é necessário ressaltar que cada um tem suas particularidades e insumos ricos em amido acabam acumulando microrganismos rapidamente. 

Veja também: Aprenda a oferecer nutrientes para as suas plantas usando batatas

Não guarde suas batatas na geladeira 

Guardar batatas na geladeira pode ser extremamente arriscado para sua saúde, porque elas apresentam altos níveis de solanina, um composto tóxico que é prejudicial à saúde em altas doses. Quando esses vegetais são mantidos em temperaturas frias, como a de uma geladeira, começam a produzir ainda mais dessa substância, além da proliferação de fungos e bactérias nocivas.

Proteja a sua saúde

Ignorar essa informação aumenta o risco de doenças gastrointestinais e outras complicações clínicas. A melhor maneira de armazenar batatas é mantê-las em um local fresco, seco e escuro. Isso ajuda a evitar a produção de solanina, além de reduzir o risco de contaminação por fungos e bactérias. Mantenha-as longe de outros alimentos e alimentos crus para evitar contaminação cruzada. 

Tenha cuidado com outros alimentos 

Nem sempre é recomendado guardar alimentos na geladeira, porque parte deles tende a  perder sua textura e qualidade quando armazenados a temperaturas muito frias. Outros podem até mesmo fermentar ou mofar, como batatas, alho, cebola, abacates, melão, pimentão, abacaxi, tomates e banana. Esses ingredientes clássicos têm texturas sensíveis e acabam ficando úmidos e murchos.

Regule a temperatura do seu freezer

É importante que refrigeradores e freezers sejam regulados para manter a temperatura adequada, considerando cada tipo de alimento. Alimentos como carnes, aves, peixes e laticínios devem ser conservados a temperaturas mais baixas. Já os alimentos, entre frutas e vegetais devem ser separados adequadamente, levando em conta suas peculiaridades. Ao chegar em casa, após as compras, separe imediatamente, procurando preservar o sabor do produto. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário