Clima em dezembro de FÉRIAS: há previsão de mais chuvas?

Tendências observadas em novembro ganham força com a atuação do La Niña e de outros fenômenos climáticos sobre o país.



O último mês do ano começou e muita gente está com as malas prontas para viajar com a família ou se aventurar com os amigos. Consultar a previsão do tempo é muito importante nesses casos, especialmente considerando o volume de chuvas fortes que atingiu o Brasil em novembro.

Leia mais: Copa do Mundo: Veja as chances de Brasil, Argentina, França, Espanha para lucrar em apostas

O que muitos brasileiros querem saber é se dezembro manterá a tendência de acumulados altos em todas as regiões. A resposta sobre o clima é influenciada pelas previsões sobre o comportamento do La Niña e de outros fenômenos que atuam sobre o país. Veja mais detalhes a seguir.

Fenômenos que afetam o Brasil

Ao longo deste mês, o La Niña continua provocando queda nas temperaturas do Oceano Pacífico Equatorial. Conforme o mês avança, o fenômeno deve influenciar na formação de chuva sobre as regiões Norte e Nordeste, assim como ocorreu em novembro. Pelo menos a princípio, isso não deve alterar o clima no centro-sul.

No litoral dessas duas regiões, o aquecimento do Atlântico Sul também favorece as precipitações, mas elas chegam menos intensas que nas últimas semanas. O mesmo vale para as regiões Sul e Sudeste, embora a atuação de outros sistemas meteorológicos possa alterar o padrão das chuvas.

Clima em dezembro

As tendências observadas para dezembro são de temperaturas acima da média no Sul, especialmente no Rio Grande do Sul. Já no Norte e no Nordeste, os termômetros ficam abaixo do normal. No Centro-Norte do país, temperaturas mais baixas que a média são esperadas especialmente no interior.

Ao longo do mês, com exceção da segunda semana, as chuvas intensas prevalecem no Norte e no Nordeste como resultado da Zona de Convergência do Atlântico Sul. Sua atuação também pode levar chuva da região Amazônica para o Sudeste, mas dentro da média.

Nos estados sudestinos, as temperaturas sobem gradualmente próximas da normalidade ao longo dos dias. Na região Centro-Oeste, especialmente no Mato Grosso, há previsão de redução no volume das chuvas com a proximidade da primavera.

Juntamente com o Sul e o Sudeste, o calor no Centro-Oeste será mais pronunciado e as precipitações menos frequentes que nas demais áreas do país em dezembro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário