Pesadelo da boca do fogão entupida? Esta dica milagrosa vai por um fim nisso

Na hora de realizar algum tipo de manutenção em eletrodomésticos, é necessário saber quais são os melhores métodos para evitar acidentes, sobretudo no caso do fogão.



Um fogão entupido pode ser um grande risco de incêndio nos lares e isso ocorre principalmente quando o acúmulo de resíduos nos queimadores aumenta ou quando a gordura entope a tubulação. A melhor maneira de prevenir qualquer risco é limpar os queimadores regularmente. Essa atitude ajuda a manter o aquecimento adequado e permite que o oxigênio circule adequadamente, o que evita o superaquecimento e excesso de detritos. 

Veja também: É perturbador o que pode acontecer se você não limpar a casa!

Higienize cada peça do fogão 

Se as peças internas do fogão estiverem sujas, devem ser limpas também, pois se acumularem detritos nelas, isso é motivo suficiente para provocar acidentes graves. Além disso, é importante lembrar de manter as partes externas do fogão limpas para não colocar ainda mais panos sujos na sua cozinha. Se você notar qualquer tipo de gotejamento ou vazamento, conserte imediatamente, impedindo que a gordura ou o óleo comece a se acumular rapidamente. 

Como desentupir a boca do fogão 

1º Passo: desligue o gás para que não tenha nenhum vazamento e remova todos os espalhadores de chama e o queimador. 

2º Passo: no pino da saída de gás, você deve espremer algumas gotas de suco de limão natural, deixando a substância agir por 5 minutos.  

3º Passo: aproveite para limpar a superfície do fogão com sabão neutro e um pano multiuso limpo. 

4º Passo: espere que o eletrodoméstico esteja 100% seco e volte a ligar o gás para fazer um teste. 

5º Passo: caso ainda esteja falhando um pouco, repita o processo. 

Nunca deixe de limpar o fogão e a cozinha

É uma boa ideia limpar regularmente as grades do fogão, pois ela impede que a comida derramada e pedaços de gordura se acumulem na superfície e possam gerar obstruir novamente a saída de gás. Não esqueça de limpar a área da cozinha no geral, ou seja, o chão, paredes e armários – porque estes elementos acumulam sujeira e gordura e reduzem o nível de higiene do ambiente. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário