Pilotos e comissários de voo entram de greve em todo o Brasil na segunda, 19

Ação foi anunciada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas e será por tempo indeterminado.



O Sindicato Nacional dos Aeronautas informou nesta quinta-feira, 15, que pilotos e comissários de voo aprovaram greve nacional. A paralisação terá início no dia 19 de dezembro e não tem data para acabar.

Leia mais: Anac anuncia redução de taxas em seis aeroportos brasileiros

A manifestação coincide com um período de grande movimento nos aeroportos de todo o país por conta das festas de final de ano.

A categoria luta por um aumento real dos salários e melhores condições de trabalho. No entanto, as paralisações ocorrerão diariamente, por apenas duas horas: das 6h às 8h, retomando às atividades normalmente após o horário delimitado.

O movimento irá ocorrer em alguns dos principais aeroportos do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza.

Exceções e negociações

Apesar da paralisação diária, a categoria afirma que há exceções que serão prioridades em atendimento. Portanto, não haverá alteração ou cancelamento em voos com órgãos para transplante, vacinas e pessoas doentes a bordo.

Para justificar a greve, o Sindicato Nacional dos Aeroviários alega que desde o início das negociações, as empresas não se mostraram dispostas a atender as reivindicações da categoria. Em síntese, o comunicado oficial ressalta também que os preços das passagens aéreas subiram, gerando lucros crescentes para as empresas.

Por fim, vale ressaltar que, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) o preço das passagens aéreas chegou a aumentar 27,38% de setembro a outubro deste ano. É o Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE) que calcula e divulga o IPCA.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário