Previsão de chuva coloca estados em ALERTA; confira as regiões de maior risco

Mais de 12 mil moradores de algumas regiões estão desabrigados devido as tempestades dos últimos dias. Previsão indica novos temporais para essa semana.



Na última semana, uma grande chuva deixou mais de mil moradores do Espírito Santo e da Bahia desabrigados. De acordo com o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, uma pessoa morreu devido as enchentes dos últimos dias. 3.238 estão desalojadas e 813 desabrigadas. Assim, a Defesa Civil realizou uma nova previsão e emitiu alerta de chuvas intensas para Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.

Leia também: Chuva e La Niña: o que esperar o tempo em dezembro.

Além das cidades que sofreram com grande volume água no Espírito Santo, 17 municípios catarinenses decretaram situação de emergência também devido as chuvas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que as chuvas permanecem no início desta semana, com riscos de alagamento, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Dessa forma, a previsão é de acumulados entre 30 a 60 milímetros por hora, ou 50 a 100 durante todo o dia, tanto para o sul da Bahia quanto para o Espírito Santo.

Chuvas fortes da Bahia

De acordo com os dados divulgados pelo Governo da Bahia, são 495 desabrigados e 8.786 desalojados devido as chuvas fortes da última semana. Não há registros de óbitos ou desaparecidos. Além disso, o total de atingidos chega a 65.515 pessoas, distribuídas entre 50 municípios.

Do total, 16 cidades decretaram situação de emergência durante o fim de semana, dentre elas estão: Teodoro Sampaio, Baixa Grande, Itabuna, Ibicuí e Nova Viçosa. Devido a isso, diversos trechos de rodovias estaduais e federais foram interditadas, como no caso da BR-101. Ademais, a BR-30 conta com interdição parcial no quilômetro 734,5, em Boa Nova, devido um desmoronamento. Com isso, está permitido a passagem apenas de veículos de emergência e de pequeno porte.

Por fim, as rodovias estaduais já estão recebendo reparos emergenciais, possibilitando a normalização do tráfego. Somente os trechos da BA-690, em Itamaraju, permanece interditado devido o rompimento de dois bueiros. Além dele, a ponte sobre o Rio do Sul, que liga Itamaraju à Vereda, cedeu e permanece com alto nível de água.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário