A primavera no Hemisfério Sul termina às 18h48 desta quarta-feira, 21, dando lugar ao verão. A nova estação começa com ar seco e quente e aumento das temperaturas em boa parte do país, mas a chuva persiste em alguns locais.
Leia mais: Sem ideia de onde passar o Ano Novo? Veja 5 lugares incríveis no Brasil
O dia será de queda brusca na umidade do ar e temperaturas mais altas entre Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, passando pelo oeste de Santa Catarina e do Paraná. Já no litoral norte gaúcho e nas costas catarinense e paranaense, a chuva continua caindo.
A meteorologista Fabiene Casamento, da Climatempo, alerta para o risco de transtornos climáticos nessa faixa da região Sul durante a transição de estações. “O solo ainda está encharcado, há risco para danos”, diz.
“Santa Catarina permanece em alerta e ainda com condição de chuva constante. Hoje, os acumulados não serão tão elevados quanto os de ontem e os de antes de ontem, mas como o solo ainda está encharcado, há risco para danos”, completa a especialista. Entretanto, ela afirma que os acumulados mais elevados estão sobre o litoral do Paraná.
Ciclone, chuva e frio
O início de estação em São Paulo terá frio, chuva, céu fechado e acumulados altos no litoral e na Costa Verde (RJ). Na capital, chove de moderado a fraco e o sol não aparece, o que indica frio para a maior parte da cidade.
Há previsão de temporais intensos em ao menos seis pontos do Sudeste e do Centro-Oeste, sendo: oeste ao leste de Mato Grosso, centro de Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Espírito Santo e oeste, centro e leste de Minas Gerais.
Alertas do dia
A Climatempo divulgou alguns alertas meteorológicos, como possibilidade de queda de granizo, mar agitado e temporais. Veja o que esperar no dia da transição da primavera para o verão:
- Mar agitado: na costa fluminense e no litoral norte paulista.
- Ressaca e ondas grandes: entre São Sebastião (SP) e Búzios (RJ).
- Chuva isolada: no Nordeste, com mais força entre o sul e o oeste da Bahia, no centro-sul do Piauí e em boa parte do Maranhão.
- Temporais: na região Norte do país, principalmente no Amazonas e no Tocantins.
- Granizo: faixa que pega o Espírito Santo, o sul baiano e o norte mineiro.
- Chuva de mais de 100 milímetros: Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, sul do Tocantins, Pará, Amapá, litoral de São Paulo, litoral do Paraná, em pontos do Rio do Janeiro, do Amazonas e no sul de Roraima.