Seu relacionamento é saudável? 4 sinais vão confirmar isso ou dizer o contrário

Encontrar alguém para compartilhar a vida é uma forma de exercer o direito de amar, mas é preciso que alguns limites sejam estabelecidos.



Um namoro ou casamento precisa de cumplicidade, afeto e paciência, porque ninguém deve abrir mão da própria subjetividade. Sendo assim, não deixe de pensar de forma crítica a qualidade do seu relacionamento. É preciso ser sincero e estar aberto ao diálogo, buscando evoluir e não comprometer o desenvolvimento alheio, sem disposição à conversa. 

Veja também: Seus relacionamentos têm fracassado? Estes 6 erros podem ser a causa de tudo

Conheça as características de um relacionamento de sucesso

Comunicação 

Saber falar e ouvir atentamente é imprescindível em qualquer esfera, pois não existe intimidade sem uma boa conversa. Interpretar a expressão do outro e começar a espelhar sua linguagem comportamental revela conexão. A crítica positiva que deixa o julgamento de lado para acolher só demonstra empatia e muitas emoções positivas na convivência do casal. 

Acordos 

Discordâncias são inevitáveis e é exatamente por esse motivo que acordos são tão importantes. Ambos precisam expor fatores limitantes e potencialidades, buscando chegar a um consenso na organização da rotina. Lembre-se que ser sincero é tão importante quanto tentar se adaptar ao outro só para agradar. Casais que propõem alternativas considerando as próprias diferenças podem ser mais felizes. 

Individualidades

As pessoas imaginam que um bom relacionamento é baseado na proximidade física intensa. Porém, ficar 24 horas ao lado de alguém não faz bem, visto que todos precisam de um tempo a sós. A privacidade segue importante e cada um precisa encontrar suas atividades, profissão, círculo social, etc. Depois você e o seu parceiro compartilham o que viveram, ressaltando os melhores momentos. 

Independência

Dois indivíduos adultos devem ser naturalmente independentes, revelando uma autonomia que lhes confere liberdade. Ficar preso a opinião dos demais ou sentir que só é feliz ao lado de alguém, só gera estresse. Imaginar que o seu companheiro também é auto suficiente inclui reforçar que os dois assumiram uma relação por vontade própria, porque se amam, e não por vaidade. 

Empoderamento

Não só impulsionar o desejo do namorado ou namorada, mas admirar suas conquistas e habilidades. Essa atitude vai além da colaboração, dado que amar a forma como o outro se realiza, expressa um vínculo muito mais forte. Em um cenário no qual há acolhimento, conforto e equilíbrio, as pessoas conseguem ser quem elas são ao mesmo tempo em que constroem lembranças. 

Estas são as bandeiras verdes do relacionamento, ou seja, sinais de que expressam liberdade e respeito em uma relação saudável




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário