Cerca de 1,1 milhão trabalhadores que atuaram com carteira assinada nos últimos anos podem contar com um dinheiro extra em dezembro. A Caixa Econômica Federal anunciou em outubro a liberação de um lote adicional do abono salarial PIS para esses brasileiros.
Leia mais: Trabalhou com CARTEIRA ASSINADA? Saque pode estar disponível para você!
Os recursos são referentes a benefícios não resgatados entre os anos de 2016 e 2020. De acordo com o banco, o valor médio disponível para cada pessoa é de R$ 398,99.
Abono salarial: o que é?
O abono salarial PIS/Pasep é um pagamento de até um salário mínimo feito a funcionários de empresas privadas e servidores públicos. Para receber, é necessário cumprir todos os requisitos abaixo:
- Estar inscrito no PIS/Pasep por pelo menos 5 anos PIS Pasep;
- Estar com os dados corretos na RAIS ou e-Social;
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base;
- Ter recebido até dois salários mínimos mensais, em média, naquele ano.
Quem está dentro das regras pode retirar até um salário mínimo de benefício, de acordo com o número de meses trabalhados no ano considerado. Ou seja: se o funcionário trabalhou por todos os 12 meses do ano, tem direito ao valor cheio.
Como resgatar o abono “esquecido”?
O crédito dos recursos foi realizado de forma automática em conta poupança social digital aberta em nome do titular do benefício no aplicativo Caixa Tem. Para sacar o dinheiro, basta acessar a ferramenta e fazer um cadastro.
Caso não seja possível realizar a abertura de uma poupança digital, a Caixa informou que o trabalhador poderá sacar o saldo com o Cartão do Cidadão e senha em qualquer terminal de autoatendimento do banco, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências bancárias.
Os recursos que não forem creditados em contas poderão ser solicitados até o dia 29 de dezembro. Para mais informações sobre o abono salarial, acesse o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou ligue para o telefone 158.