Produtores de café, cana-de-açúcar e hortifrúti já garantiram a umidade necessária após as recentes chuvas de até 140 milímetros em Minas Gerais e São Paulo. As precipitações não chegaram às áreas majoritárias de soja do Sudeste, por outro lado, ainda podem atrapalhar o cultivo do café conilon.
Leia mais: Mais tempestades: veja como se preparar para o clima desta quinta, 8
O excesso de água que caiu sobre o sul da Bahia causou transtornos e deixou cerca de 13 mil moradores desalojados. Nas próximas 24 horas, os estados do Sudeste, a Bahia e parte de Goiás podem receber novas chuvas volumosas a qualquer momento do dia.
Já nos estados do Sul, o tempo fica aberto e as temperaturas continuam subindo. O dia será úmido no Paraná.
As precipitações também serão menos volumosas no estado do Mato Grosso do Sul. Na região Norte, há previsão de pancadas de chuva em todas as áreas.
Próxima semana
Meteorologistas esperam chuva nos locais onde o solo já está encharcado durante a próxima semana. O alerta vale principalmente para Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Tocantins e Goiás.
Do dia 12 de dezembro em diante, pode voltar a chover no Rio Grande do Sul, mas sem regularidade. A irregularidade na distribuição de chuva será bastante comum no período, especialmente para os gaúchos, devido à ação do La Niña.