A aposentadoria por invalidez é uma das modalidades ofertadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), contudo esta é destinada apenas para o grupo de profissionais que são considerados incapacitados de realizar os seus respectivos trabalhos, de forma permanente, devido a uma doença ou acidente. Veja como aumentar seu repasse!
Leia mais: Beneficiários receberão R$ 1,6 bi no pagamento de atrasados do INSS
Como aumentar o valor da aposentadoria?
Para ter direito ao benefício, é preciso estar realizando uma contribuição ao INSS ou recebendo algum auxílio previdenciário, contudo há 12 meses de carência mínima.
O que parte dos aposentados nesta modalidade não sabem é que é possível garantir um aumento de 25% do valor no benefício. Ele é ofertado quando o indivíduo precisa de ajuda permanente de uma outra pessoa para realizar atividades básicas de seu cotidiano.
Dessa forma, é feito um adicional de 25% no benefício, caso a pessoa já tenha um cuidador ou se enquadre nas especificações do órgão listadas logo abaixo. Basta solicitar o acréscimo e comprovar a necessidade de assistência do aposentado para garantir o valor extra.
Quais situações garantem o adicional de 25%?
Para ter direito, é preciso que o a pessoa em aposentadoria por invalidez se enquadre nas seguintes situações:
- Grave alteração de suas faculdades mentais;
- Doença que necessite de permanência constante em leito;
- Perda de um dos pés ou uma das mãos;
- Perda de um membro inferior, acima do pé, sem possibilidade de prótese;
- Incapacidade permanente para a execução de atividades rotineiras;
- Cegueira total;
- Paralisia de dois membros inferiores ou dois membros superiores;
- Perda de um membro inferior e um membro superior, sem possibilidade de prótese;
- Perda de, pelo menos, 9 dedos das mãos.
Além disso, alguns casos de incapacidade mental também podem ser enquadradas no benefício adicional.
Como fazer a solicitação dos 25%?
Caso o aposentado se enquadre em uma das situações citadas acima e tenha tido a aposentadoria em questão aprovada recentemente, não será preciso realizar a solicitação do acréscimo, visto que ele já será incluso no valor do benefício repassado.
Já para as situações que pioraram após a concessão da aposentadoria por invalidez e passaram então a exigir uma assistência permanente, a solicitação deve ser realizada junto ao INSS. Para isso, acesse o site do Meu INSS e realize o login. No campo de busca, digite “25” e procure pela opção de “solicitação de acréscimo de 25%” no resultado da pesquisa.
Em seguida, responda as perguntas de acordo com a condição do aposentado. Ademais, será requisitado que os documentos solicitados sejam anexados, como exames e atestados médicos que comprovem a necessidade dessa assistência permanente. Por fim, basta finalizar a solicitação e aguardar a análise.