scorecardresearch ghost pixel



Use estes truques para economizar na sua Ceia de Natal em 2022

Itens tradicionais da ceia de Natal estão cerca de 16% mais caros neste ano, com destaque para o frango inteiro.



Preparar uma ceia de Natal para a família vai pesar mais no bolso dos brasileiros em 2022. Segundo levantamento feito pelo pesquisador Fernando Agra, da Universidade Federal de Juiz de Fora, os itens da refeição encareceram 16% neste ano.

Leia mais: Receita do bacalhau PERFEITO para o Natal: pode fazer que é sucesso!

O destaque negativo vai para o frango inteiro, que ficou 41,49% mais caro. Já a carne de porco disparou 38,34%, enquanto o arroz subiu 35,40%.

Para economizar, as dicas dos especialistas começam com uma premissa bem simples: tente escolher pratos que cabem no seu orçamento. “Faça de acordo com sua realidade financeira”, diz a psicanalista Márcia Tolotti, especialista em educação financeira.

“É importante analisar as finanças previamente para entender quanto do orçamento mensal pode ser dedicado”, orienta Rafael Medeiros, educador financeiro e co-fundador do Partiu Poupar.

Dicas para economizar na ceia de Natal

Após organizar as contas, veja o que o consumidor deve fazer para gastar menos:

Seleciona duas opções de cardápio

“As pessoas tendem a pensar nos cardápios de sempre para o Natal: chester, peru e bacalhau. O problema é que a demanda por esses produtos aumenta nesta época, fazendo com que os preços subam”, explica Medeiros.

Pesquise preços

Nesta época do ano, é comum que alguns ingredientes tenham muitas variações de preço. A recomendação é pesquisar os valores em vários estabelecimentos para encontrar a melhor opção. Se possível, divida a tarefa com outras pessoas.

Compre com antecedência

“Com antecedência, o consumidor terá mais opções, garantirá preços menores e evitará as aquisições por impulso”, afirma Medeiros.

Divida os custos

Se o orçamento ficar apertado, a sugestão dos especialistas é dividir os custos com a família. “Se for o caso, alguém compra todos os itens e divide as despesas entre os participantes da festa”, acrescenta o co-fundador do Partiu Poupar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário