Um ciclone extratropical pode provocar temporais em grande parte da região Sudeste nesta terça (20). De acordo com um alerta da Climatempo, a intensa área de baixa pressão eleva os riscos de danos nas áreas atingidas. O ciclone deve atuar sobre quatro estados do Sudeste.
Veja: Chuva ou sol? Saiba como fica o tempo na última semana da primavera
Os temporais são aguardados no litoral paulista, no leste de Minas Gerais e em todo Rio de Janeiro e Espírito Santo. Dessa forma, as tempestades são previstas para todo o dia. No entanto, mesmo que o ciclone afete majoritariamente a região Sudeste, há temporais previstos também para o Sul do país.
Além disso, os três estados da região Sul podem contar com queda de granizo nesta terça. As chuvas também estarão presentes em outras três regiões, sendo o Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Confira a previsão para hoje (20)!
Ciclone Extratropical e ZCAS provocam chuvas em todo país
O ciclone extratropical se forma na costa da região Sudeste, provocando temporais no leste e no litoral de São Paulo, além de atingir todo o Rio de Janeiro, Espírito Santo e metade leste de Minas Gerais. O risco para danos é alto em todos os estados da região. Além disso, também há previsão de temporais e chuvas volumosas em Minas Gerais, devido a interferência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Já no Centro-Oeste, muita chuva é prevista para o Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás devido o corredor de umidade e a ZCAS. Já no Mato Grosso do Sul, há baixa chances de chuvas, sendo isoladas caso aconteçam. No entanto, caso as chuvas caiam no estado, serão de intensidade moderada à forte, com acumulados maiores no norte e leste do estado.
No Sul, as instabilidades somadas a um cavado e a alta umidade provocam fortes chuvas em Santa Catarina, Paraná e o sul, norte, leste do Rio do Grande do Sul. Há previsão de temporais com alto volume nos três estados, com granizo no leste paranaense. Em relação à temperatura, o interior gaúcho terá tempo firme e calor, enquanto o centro-leste do Paraná e do Rio Grande do Sul terão temperaturas mais baixas.
O Norte contará com chuvas expressivas e grandes acumulados no Amapá, Amazonas, Rondônia, Pará, Tocantins e no sul do Acre. As precipitações favorecem o aumento do nível dos rios, com risco de transtornos e alagamentos.
Por fim, o Nordeste terá tempo aberto na Bahia e ausência de chuvas do oeste de Sergipe ao sul do Ceará. Os acumulados também não estarão presentes no Rio Grande do Norte. São esperadas chuvas no oeste, sul e litoral baiano, além do Maranhão, leste da Paraíba, Pernambuco e Sergipe.