Responsável por dias quentes e muito sol, o verão teve início ontem, 21. Brasileiros ainda se deparam com muita chuva, temperaturas baixas, céu nublado e risco de um frio rigoroso nos próximos dias. De acordo com a Climatempo, essas condições continuarão sendo registradas nos próximos dias, mesmo com o início do verão.
Leis mais: Vai chover no Natal e Ano Novo? Veja o que diz a previsão de dezembro
Verão que parece inverno
As condições atípicas deste início de verão se dão devido ao fenômeno La Niña, que permanece atuando em diversas regiões do país. Além dele, o Brasil conta com a influência do corredor de umidade, posicionado entre o Norte e o Sudeste. Sendo assim, boa parte do país ainda deve registrar chuvas e tempestades até a virada do ano.
Em contrapartida, não há previsão de chuvas para o Rio Grande do Sul até o dia 31 de dezembro, fato que mantém o clima seco presente no estado. Vale ressaltar também que a previsão do tempo indica a ausência de chuvas muito pesadas no sul e no oeste gaúcho até o final de 2022, logo as temperaturas devem permanecer estáveis.
O que é o La Niña?
Este é um fenômeno oceânico, caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais na parte central e leste do Oceano Pacífico Equatorial. Ele promove mudanças na circulação atmosférica tropical. Dessa forma, as temperaturas passam a ser afetadas em diversas partes do mundo e até causam fortes chuvas.
Vale apontar que o La Niña ainda provoca modificações intensas na temperatura. Dessa forma, ele pode provocar chuvas intensas em algumas áreas, como no sudeste do Brasil, enquanto promove a seca em outras regiões. O fenômeno se apresenta em períodos que variam entre dois a sete anos, contudo este já é o terceiro ano seguido de incidência das suas ações.