scorecardresearch ghost pixel



25 de janeiro: aposentadoria com reajuste em 2023 começará a ser paga

Aposentadoria e todos os demais benefícios pagos pelo INSS passam por reajuste em 2023 graças ao salário mínimo. Veja as datas de pagamento.



O calendário de pagamento da aposentadoria tem início em 25 de janeiro e segue até o dia 7 de fevereiro. Os valores chegam aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com o reajuste previsto para 2023. Veja qual o novo valor e o calendário completo de pagamentos para não perder as datas.

Leia mais: Ganha entre dois e seis salários mínimos? Tesouro lança título de “aposentadoria”

Segundo dados do INSS, são mais de 37 milhões de aposentados e pensionistas que recebem os benefícios. Todos os valores foram reajustados com base no novo salário mínimo que entrou em vigor. O valor passa a ser de R$ 1.320.

Reajuste na aposentadoria para 2023

O calendário de pagamento dos aposentados e pensionistas segue o padrão do instituto, que inicia para todos aqueles que recebem benefícios de um salário mínimo. Só depois é a vez de quem recebe valores acima do básico.

Para mais de um salário, o calendário de repasse do pagamento tem início no dia 1 de fevereiro. A ordem de repasse segue o número final do cartão de benefício, sem o dígito depois do traço. Dessa forma, recebe no dia 25 de janeiro quem tem NIS final 1. Os últimos a receber um salário mínimo são os beneficiários com final 0, em 7 de fevereiro.

Quem recebe acima de um salário terá o pagamento iniciado em 1 de fevereiro e segue até a primeira terça-feira do mês. Os interessados em consultar os valores e datas de repasse podem conferir a informação por meio do site ou no aplicativo Meu INSS. É possível encontrar lá todos os detalhes dos recursos já com o reajuste do valor.

Entre os pagamentos dos benefícios, temos:

  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria rural;
  • Auxílio doença;
  • Auxílio acidente;
  • Salário maternidade;
  • Salário família;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Pensão por morte.

De acordo com o INSS, a divisão dos repasses é feita de forma a evitar lotação nos bancos, com longas filas e prejuízos para o atendimento nas agências.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário